sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BAIRRO DOS CASSUS


Este bairro não se encontra mais no mapa de São Miguel; desapareceu, como toda a comunidade que o construiu. Situado a leste do município, fazia limite com os Ferreirada, os Bento e com a Serra dos Agudos Grandes, divisa com Tapiraí. Distante cerca de 30 kms da sede, era a boca do sertão e teve como prováveis desbravadores e primeiros moradores Antonio Olímpio Cassu, Juventino Marcelino, Paulino de Almeida Bueno e Rita Maria de Jesus. Residiu lá também Gabino Martins, casado com Ester Borges, filha do Major Manoel Augusto Borges, do Guararema, e que acabou vendendo suas posses a outro Cassu, João, grande agricultor, pecuarista e criador de porcos.
Além do cultivo do feijão, do fumo, da cana e da batata doce, a grande riqueza do bairro era mesmo o carvão, explorado pelo Jabur, pelo Camilo Moisés, pelos Fogaça e até que empregava muita gente.

Devido à proximidade com o sertão, fazia-se extração de palmito, abastecendo toda a zona urbana, naquela época sem restrições.
Na década de 40, os Cassus fizeram construir uma capela em homenagem a Nossa Senhora das Graças.
Rita Maria lá possuiu um armazém. Enviuvando, veio
a casar-se com um filho adotivo. E pensando mesmo em alguma coisa progressista para o bairro, construiu um cômodo pegado a sua casa para sediar uma escola, a Escola Mista Municipal do Bairro dos Cassus. Até um pacto foi selado para a formação de uma classe: alunos entre 20 e 25 anos, e analfabetos, tiveram suas idades diminuídas para 14 anos, a fim de tornar possível o sonho de Rita Maria.
A Escola Mista Rural Municipal foi criada em junho de 1.962, bem como o cargo de professor, com a remuneração anual de 10 mil cruzeiros.
Algumas professoras que para lá foram designadas sofreram muito; havia perigo de morte provocada por animais selvagens. E o caminho arenoso dificultava quando dos seus ataques.
Principalmente quando se fazia o trajeto em duas rodas, e o perigo de despencar grotas abaixo era iminente .
Lecionaram no bairro perdido as professoras Amélia Coelho, Maria Perpétua Nogueira de Almeida, Tereza Ponciano e Maria Elena Pinheiro de Góes, esta, no ano de 1.975. 
São de lá os descendentes da Roberta, do Laurindo, do João, do Cecílio, este casado com a neta de Rita Cassu. 
Também de lá os descendentes do Miguel Paulino, do Antenor Baiano, do José Carlos, da Creusa, dos irmãos Eva e Adão.
No Retiro tem Cassu.
No Turvo dos Hilários tem Cassu.
Assim como o carvão se acabou, o bairro foi inundado por um imenso mar de eucaliptos da famosa Klabim.
A mata nativa?
Quem chora por ela hoje em dia?


Um comentário: