sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BAIRRO DO LAJEADO


No ano de 1.870, esse lugar era habitado por diversos bugres. Esses descendentes de índios conheciam a lenda da "Serra da Prata" que chegou até nós. 
Contavam que essa Serra ficava bem além do espigão divisor das águas. 
Era um morro cuja capa de terra não ultrapassava 30 centímetros; o resto era só prata, ou melhor, laje compacta de prata pura do melhor teor. 
Com essa Serra da Prata é que o Tenente Urias sonhou durante metade da sua vida e que se tornou também sua maior frustração.

Segundo os mais antigos, no Bairro havia duas bandas de música. Uma era do Francisco Galvão e a outra do Francisco Bumbeiro, o Chico, que era pai da Maria, esposa do negro Benedito Antonio de Souza que um dia se tornou o primeiro e até hoje único prefeito de cor em São Miguel.
Quando ambas se encontravam caminhavam através das picadas abertas no mato e, num determinado lugar, soltavam fogos e por ali permaneciam até o dia clarear Vinha gente de outros bairros só para ouvir a banda tocar.
Tinha posses por ali o tropeiro Ponciano Moraes.
No ano de 1.915, os moradores do Bairro, juntamente com os de Taquaral Abaixo reivindicavam a construção de um cemitério. Dentre esses moradores, estava o agricultor Francisco José Ribeiro, que faleceu no dia 7 de setembro de 1.923, deixando numerosa prole.
No ano de 1.953, o Bairro foi alvo de uma grande queimada, conforme foi noticiado pelo jornal "O Estado de São Paulo", em data de 30 de agosto de 1.953, no seguinte teor:

"Lavra, neste município, há cerca de 15 dias, incêndio de grandes proporções, tendo recrudescido de violência nestes últimos 3 dias, por ação do vento noroeste.
O incêndio foi provocado por queimadas e atingiu numerosas propriedades agrícolas, como Fazenda Agropecuária, Fazenda Balboni e matas do Lajeado, Justinada, Alegre, Turvinho, Facão, Capão Rico, etc.
Os prejuízos são consideráveis, pois nestes últimos 3 dias o fogo atingiu pastagens, casas de lavradores e carvoarias".

CAUSO : A  NÉVOA  

No tempo dos nossos avós, São Miguel Arcanjo era só uma vila habitada até por índios.
No Bairro do Lajeado, havia uma tribo que deve ter fugido para os sertões de Cananéia. Nos sertões que deram origem ao Bairro da Justinada, imperavam os jagunços que eram filhos de índios e assassinavam qualquer pessoa que adentrasse as posses dos seus patrões. Eram bem pagos para proteger essas terras Nos anos 70 houve queixa na Delegacia de Polícia de Piedade que um fulano de nome Cecílio surrupiava palmito de lá para comercializar na região. Dois Pms foram enviados para o local. E como não voltaram, vieram à tona fatos verídicos, de pessoas desaparecidas, como o Espanhol. Um grupo de sete policiais foi designado para as buscas.
Depois de muita andança, encontraram. Eles diziam ter-se perdido, pois havia uma névoa que os deixara atordoados e sem direção. Foram todos localizados. O Cecílio também, Mas os mistérios do sertão continuam e são desconcertantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário