segunda-feira, 23 de julho de 2012

PROFESSOR XENOFONTE STRABÃO DE CASTRO.


Na rua Abelardo Alves de Paiva, número 53, localizada no Jardim Santa Inês, na cidade de São José dos Campos, existe uma escola que foi denominada "Escola Estadual Xenofonte Strabão de Castro", em homenagem a esse professor que na década de 30 lecionou na escola do Bairro do Taquaral Acima, em São Miguel Arcanjo.
Quem foi o professor Xenofonte?
Xenofonte Strabão de Castro foi o único filho de José Gomide de Castro, que deu nome a nossa Escola Estadual, hoje Municipal, "José Gomide de Castro" e que se casou com Rubina de Oliveira.
Casado com Ruth de Figueiredo, tiveram dois filhos: Márcio e Marilda Figueiredo de Castro.

LINDOLPHO PINHEIRO / ZULMIRA MARIA DE PROENÇA

JUÍZO DE CASAMENTO


Faço público que pretendem-se casar: Lindolpho Pinheiro e dona Zulmira Maria de Proença. Ele, solteiro, lavrador, com 25 anos de idade, natural e residente neste distrito, filho legítimo de Pedro Pinheiro e dona Clotildes Maria, já falecida. Ela, solteira, de prendas domésticas, com 17 anos de idade, filha legítima de José Pedro de Proença e dona Anna Theolinda, todos residentes neste distrito.
Apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 180 do Código Civil.
Se alguém souber existir algum impedimento, acuse-o nos termos da lei para os fins legais.
São Miguel Arcanjo, 08 de julho de 1.931.
O Oficial
Camilo José Gonçalves.

MANOEL VICENTE PENTEADO / LUIZA CÂNDIDO DA COSTA

EDITAL DE PROCLAMA


Faço público que pretendem-se casar: Manoel Vicente Penteado e dona Luiza Cândido da Costa. Ele, solteiro, lavrador, com 25 anos de idade, natural do distrito de Itapetininga, residente no Bairro do Brejaúva, deste distrito, filho legítimo de Américo Vicente Penteado e dona Vitalina Maria do Espírito Santo, já falecida. Ela, solteira, de prendas domésticas, com 20 anos de idade, natural e residente neste distrito, filha legítima de Firmo Cândido da Costa e de dona Maria Emília.
Apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 180 do Código Civil.
Se alguém souber existir algum impedimento, acuse-o nos termos da lei, para os fins legais.
São Miguel Arcanjo, 08 de julho de 1.931.
O Oficial
Camilo José Gonçalves.

ABDALA JABUR/ DULCE MONTEIRO

Realizou-se na segunda quinzena do mês de outubro de 1.931, o enlace matrimonial do senhor Abdala Jabur, comerciante nesta cidade, com a exma. senhora dona Dulce Monteiro, filha de dona Altina Arnóbio Monteiro.
Paraninfaram os atos civil e religioso, que se realizaram na casa de residência do noivo, os senhores João Paulino da Silva e Antenor Moreira Silvério, por parte da noiva, e os senhores João Brisola Duarte e José Pedro Stransburg Júnior, por parte do noivo.
Após o ato, foi servido aos inúmeros convidados chops, refrescos e doces em profusão.

BENEDITO NUNES VIEIRA/ MARIA OLIVA.

JUÍZO DE CASAMENTO


Faço saber que pretendem-se casar:
Benedito Nunes Vieira e dona Maria Oliva. Ele, solteiro, com 18 anos de idade, profissão lavrador, natural e residente neste distrito, filho de Joaquim Nunes Vieira e de dona Maria Francisca do Calmo, residentes neste município. Ela, solteira, de prendas domésticas, natural e residente neste município, filha de Delfino Pereira da Silva e de dona Joaquina Maria da Conceição, todos residentes neste município.
Apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 180 do Código Civil.
Se alguém souber de algum impedimento, acuse-o nos termos da lei e para os fins legais.
São Miguel Arcanjo, 20 de outubro de 1.931.
O Oficial
Camilo José Gonçalves.

OBS: não consta idade da noiva.

SELVINO DOMINGUES/ MARIA JOAQUINA DA CONCEIÇÃO

Juízo de Casamento


Faço saber que pretendem se casar: Selvino Domingues e dona Maria Joaquina da Conceição. Ele, solteiro, lavrador, com 18 anos de idade, natural e residente neste município, filho de Olympio Domingues e de dona Paula Maria da Conceição, residentes neste município. Ela, solteira, de prendas domésticas, com 18 anos de idade, natural e residente neste município, filha de Benedito Macedo e de dona Cezarina da Conceição, residentes neste município.
Apresentaram os documentos exigidos  pelo artigo 180 do Código Civil.
Se alguém souber de algum impedimento, acuse-o nos termos da lei e para os fins legais.
São Miguel Arcanjo, 20 de Outubro de 1.931.
O Oficial
Camilo José Gonçalves.

JOÃO ALFREDO LEME BRISOLLA.


Chamava-se João Alfredo Leme Brisolla o primeiro zelador da segunda capela dedicada a São Miguel Arcanjo, aqui construída. 
Conforme pesquisas, consta que alguém quis tirá-lo do cargo, como demonstra uma carta publicada no "Estadão", edição de 01 de abril de 1.886.
O título: 
"SÃO MIGUEL ARCANJO DA FAZENDA VELHA"

"Senhor Redator:
O zelo, cuidado e assiduidade desenvolvidos pelo senhor João Alfredo Leme Brisolla como zelador da igreja desta freguesia e de seu patrimônio, excitaram o desgosto de alguém que, julgando-se ofendido em seu amor próprio, senão em sua desenfreada ambição, procura promover um abaixo - assinado com endereço a V. Exma. Rvdma., pedindo a exoneração do digno zelador da igreja.
Não se sabe com que fundamento é feito esse pedido de exoneração; sabe-se, porém, que coisa semelhante foi dirigida ao muito reverendo vigário de Itapetininga, que a desprezou, porque esse digno sacerdote conhece de perto o zelador da igreja desta freguesia, e sabe que tem cumprido escrupulosamente com seus deveres.
Sabe-se mais que esse alguém, para obter assinaturas daqueles que não sabem ler, serve-se de um meio bem engenhoso: diz que o abaixo-assinado é para pedir um padre para esta freguesia.
Algumas pessoas, depois de haverem autorizado o assentamento de seus nomes, sabendo que era contra o senhor João Alfredo, o mandaram riscar, por conhecerem o seu caráter e honestidade.
O exposto é bastante para a Exma. Rvdma. avaliar de mérito ou desmérito da tal representação ou abaixo-assinado".

"a) JUSTUS."

Quem seria este Justus?