domingo, 20 de abril de 2014

PLACA DE RUA:



ACONTECIA EM 1994:

PRIMEIRO TÓPICO:
Pretendendo trazer a dupla Zezé de Camargo e Luciano para a Festa da Uva a ser realizada naquele ano, a Comissão Organizadora teria que desembolsar nada menos que 30 mil reais.
O então prefeito Policarpo Torrell Neto afirmou para as Rapidinhas in/off do extinto jornal SMA News, de 28 de janeiro, que a Comissão estaria trabalhando para fechar o patrocínio com algumas empresas da região. 

SEGUNDO TÓPICO:
A fazendeira Célia, da Fazenda Agrimpa, aderiu à campanha da Santa Casa, doando um touro reprodutor de raça para ser leiloado. A entidade passava por sufoco, desde que o Governo Federal não lhe repassava verbas. O tesoureiro Adão Décimo Fróes pensava até em rifar um carro com urgência para sanar o problema.

TERCEIRO TÓPICO:
A Polícia Federal de Sorocaba vai investigar sobre a rota de entorpecentes na região. São Miguel será uma das cidades investigadas.

QUARTO TÓPICO:
A vencedora do concurso da Rainha da Festa da Uva terá direito a uma viagem ao Rio de Janeiro com tudo pago pela LL Turismo, de Itapetininga.

OBS: Nessa época, a redação do jornal acima referido localizava-se à Rua Manoel Fogaça, 75 e o telefone era 0152-79-1933.

... E JOSÉ FRANÇA PERDEU A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO



Mandado publicar no jornal "Diário de Itapetininga", edição do dia 17 de maio de 1950.

INAUGURAÇÃO DA VILA VICENTINA






















Foi neste exemplar de número 216, ano II, do jornal "Diário de Itapetininga", à época sob a direção de Galvão Júnior, que fomos encontrar o histórico sobre a inauguração da Vila Vicentina, em São Miguel Arcanjo.
Assim expressou-se o correspondente ao enviar a nota para o referido jornal:

"Com o comparecimento de grande número de pessoas religiosas e precedidos da Corporação Musical Sãomiguelense, deu-se no dia 09 de abril (1950) p. findo, nesta cidade, a inauguração da Vila Vicentina, obra especial da Sociedade São Vicente de Paula local.
Nessa ocasião, houve solene missa campal oficiada pelo reverendíssimo padre João Júlio Saavedra que pronunciou substancioso sermão alusivo ao ato.
A entrega das chaves às primeiras famílias abrigadas foi feita pelo sr. Nestor Fogaça, DD. Prefeito Municipal, tendo usado da palavra, nessa ocasião, o sr. Lauro Orlando de Oliveira, M.D. Secretário da Conferência Nossa Senhora das Graças, que, num improviso feliz e de rara eloquência, fez um relato vivo, exaltando a vida e a obra do imortal Frederico Ozanan, fundador da Primeira Conferência Vicentina do mundo.
Ao encerrar as solenidades, fez ainda uso da palavra o nosso estimado vigário reverendíssimo padre Francisco Ribeiro.
É, pois, com imensa satisfação que registramos o acontecimento, porque, com a inauguração da Vila Vicentina ficou resolvido um dos mais premente problema social, qual seja, o de abrigar-se inúmeras famílias pobres que até então viviam quase no abandono, isto é, sem um teto amigo para se abrigarem".  

SÃO MIGUEL ARCANJO NA REVISTA DAS MUNICIPALIDADES






À época da instituição do "Estado Novo", sabe-se, através dessa revista que me foi doada por Paulo Manoel Silva Filho, que Nestor Fogaça fora nomeado para levar avante os destinos do município.
Muito importante foi a participação do seu auxiliar, secretário José Coelho Gomes.
Com uma população de cerca de 8 mil habitantes e uma superfície de quase 1200 metros quadrados, a cidade possuía 300 prédios de construção moderna.
No ano de 1939 foram construídos mais de 450 metros de sarjetas.
Em 1941, cogitava-se da construção do Matadouro e do Mercado municipais.
No ano de 1939, a arrecadação ficou em cerca de 45 contos de réis; em 1940, em mais de 65 mil réis e no mês seguinte subiu para 80 contos de réis. 
Ainda nos planos, a construção da nova estrada que passaria pelo Bairro de Santa Cruz, indo até Itapetininga, numa extensão de 18 quilômetros.
A maioria das ruas era apedregulhada.
Algumas ruas eram até bem arborizadas.
A primeira foto mostra a Praça São Miguel Arcanjo, vendo-se ao fundo a velha Igreja Matriz.
O solar dos Valio, onde hoje está o Banco do Brasil, e as residências de alguns sírio-libaneses, localizavam-se à Rua 7 de Setembro, hoje, Cônego Francisco Ribeiro.
A segunda foto mostra o sarjeteamento da atual Rua Governador Pedro de Toledo. 
Vê-se o solar dos Terra, mais a residência de outros parentes dessa família e, atravessando a rua, a casa do ex-prefeito Benedito de Souza, único prefeito negro que São Miguel teve. 
À direita, a casa dos sírio-libaneses.