sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

FLÁVIO JOSÉ FOGAÇA










Era filho de Vital Fogaça de Almeida ( nascido em 28 de abril de 1885, em Itapetininga e falecido em 14 de maio de 1966 em São Miguel Arcanjo) e Maria Laura Faria Fogaça (nascida em 29 de maio de 1889 no município de Bananal e falecida a 23 de fevereiro de 1950, em São Miguel Arcanjo). 
Irmão de Francisca Áurea Fogaça (nascida aos 30 de janeiro de 1918, em São Miguel Arcanjo, onde faleceu a 28 de fevereiro de 2008, que se casou com Luiz Balboni, nascido em Ribeirão Preto aos 28 de junho de 1916 e morto em São Miguel Arcanjo aos 04 de dezembro de 1990, com quem teve os filhos: Laura, Luiz, Aldo, Vital, Maria Antonieta, Fábio, Francisco e Marcelo; Therezinha de Jesus Fogaça (nascida em 1927 em Itapetininga, que se casou com José Mário Zei, natural de Batatais onde nasceu em 1933 e tiveram os filhos Júnior e Maria Laura, nascidos em São Paulo); Francisco de Assis Fogaça de Almeida (nascido em Itapetininga a 24 de setembro de 1929 e falecido em São Miguel Arcanjo no dia 13 de junho de 1988; casado com Marina Cravo, com quem teve os filhos: Eduardo, Ricardo, Leonardo e Sandra Mara, todos nascidos em Araçatuba) e Vital Fogaça de Almeida Júnior ( nascido em 1931 em São Manoel e falecido em novembro de 2003 em São Miguel Arcanjo, que se casou com Míriam Monteiro Fogaça e tiveram os filhos Regina e Renato, nascidos em São Paulo.
No livro "Resgate", de Ariosto Salvador Araujo, lê-se que Flávio nasceu em 17 de março de 1922; já no site Rodovid diz que seu nascimento se deu em 17 de maio de 1922, em Descalvado.
Nessa época, o pai cumpria o cargo de Delegado de Polícia em São Miguel Arcanjo. 
No ano seguinte, com a remoção do pai, foi residir em Conceição do Monte Alegre, depois em Araras, Pirassununga, Itu, São Manoel do Paraíso, São Paulo.
O primeiro emprego foi numa fábrica de calçados na capital.
De volta a São Miguel Arcanjo, foi trabalhar com o primo Nestor Fogaça; daí, partiu para Itajaí, a convite de um tio, para trabalhar no ramo de madeiras.
Em Itajaí, encontrou o grande amor de sua vida, Onilce Gomes ( nascida em 09 de novembro de 1928 em Itajaí, Santa Catarina, e morta em 13 de novembro de 1999), com quem casou-se e teve quatro filhos, todos eles nascidos em São Miguel Arcanjo: Flávio José Fogaça Filho, nascido em 1949 ( que foi casado com Tereza de Jesus Silva, com quem teve as filhas Daniela - nascida em 1974 - e Débora - nascida em 1978, em São Paulo); Ney Sérgio Fogaça, nascido em 1951 ( casado com Vera Lúcia Oliveira, com quem teve as filhas Vitória e Marília, nascidas em São Paulo); Léa Maria Gomes Fogaça, nascida em 1957 ( casada com Francisco Carlos Fonseca, de Marília, com quem teve os filhos Lucas e Caio, nascidos em São Paulo) e Maria Cristina Gomes Fogaça, nascida em 1959 ( casada com Francisco Fogaça Balboni, com quem teve o filho Hugo, nascido em São Miguel Arcanjo).
Flávio faleceu a 20 de agosto de 1988, em São Miguel Arcanjo, dois meses depois do irmão Francisco de Assis Fogaça de Almeida, que residia em Itapetininga.
Fez parte da diretoria do Asilo e da Corporação Musical Sãomiguelense.
Possuiu uma torrefação de café e, com o cunhado Luiz Balboni, uma fábrica de amido de mandioca, de farinha de milho e beneficiamento de arroz. Esta, defronte à hoje Escola Arcanjo.
Religioso, foi Ministro da Eucaristia.
Deixou diversos quadros pintados, doados por ele a alguns familiares.
Gostava de trabalhar com madeira.
A esposa Onilce Gomes era voluntária nos projetos de Adelina Prandini Ribas.