quarta-feira, 6 de junho de 2012

FAZENDA VELHA... QUE LUGAR ERA ESSE??????????/


O Major Luiz Válio deixou muita coisa escrita sobre a história de São Miguel Arcanjo nas páginas do extinto jornal "O Progresso", dos quais resgatamos poucos exemplares doados por dona Hermínia, que os manteve por longos e esquecidos anos escondidos, ciosamente, no forro de sua casa.
Sabe-se que vários outros exemplares fazem parte do arquivo pessoal de Paulo Manoel da Silva Filho, neto de Mário Augusto de Medeiros, que reside em Sorocaba.
O Major escreveu mais sobre o seu tempo, já que nasceu no ano de 1.880.
Tem lá o livro da Paróquia, uma página datada de 1.884.
Mas... E antes disso?
Ah! Se não fosse o acervo do "Estadão", jamais encontraríamos alguma coisa real sobre a história dos primórdios de nossa São Miguel Arcanjo.
E vamos contar agora sobre a tal FAZENDA VELHA, voltando no tempo cento e quarenta e sete anos, transcrevendo o que o jornal "Município", de Itapetininga, do dia 07 de outubro de 1.875 enviou para a edição do dia 13 de outubro de 1.875 do "Estadão", página dois, assim:

- Itapetininga - Temos o "Município" de 7 do corrente - Em editorial chama a atenção do governo para o importante Bairro da Fazenda Velha, cuja transcrição damos em seguida:

= A FAZENDA VELHA é uma pequena povoação de 200 habitantes mais ou menos, e compreende 7 bairros ou quarteirões com o número de 5 a 6 mil habitantes, obedientes à paróquia, distrito e comarca de Itapetininga, província de São Paulo.
Dista de Itapetininga 35 quilômetros, do Capão Bonito do Paranapanema 52, de Sete Barras (ponto de embarque para Iguape no Rio Ribeira) 72.
Existe ali uma capela de São Miguel, e esta foi feita por contribuição dos mesmos habitantes, mas dirigida e auxiliada pelo sr. Antonio Mariano de Oliveira Fróes, que continua a zelar da mesma, e já deu providências para a reconstrução e aumento, empregando o seu dinheiro para depois haver dos habitantes por meio de subscrição.
Há também um bom cemitério com 50 metros de extensão, o qual também foi construído por contribuição do povo, e auxiliado pelo sr. Domingos Trombetti( Italiano) que ainda acha-se no desembolso quase da metade da quantia dispendida além do adjutório que deu.
Há uma escola particular de instrução primária bem frequentada.
Existem duas casas de negócios de secos e molhados.
Há uma banda de música instrumental criada particularmente pelo sr. José Galvão Nogueira, e composta esta de pessoas de sua família, e dirigida por um hábil professor, o sr. Theodoro de Almeida Mello.
A exportação da FAZENDA VELHA é fumo da melhor qualidade que há no comércio e sobe anualmente de 5 a 6 mil arrobas, para mais, e com acréscimo de ano para ano.
É de grande necessidade criar-se uma agência de correio para assim saber-se do estado de comércio.
Para este fim, já reclamou-se por meio de representação popular, e repetidas vezes pelo "Município".
O aperfeiçoamento da estrada de Sete Barras aproveitava muito à FAZENDA VELHA, tornando as cidades de Itapetininga e Iguape muito mais importantes do que hoje são.
Quanto a escolas, o povo é bastante católico e reclama pela existência de um pároco na esperança de que o exmo. governo eleve este bairro a freguesia.

OBS: Domingos Trombetti era pai do Major Luiz Válio, do Major Elias Válio, de José Válio e de Vicenzia Válio.