domingo, 17 de novembro de 2013

AS MOCINHAS DA CIDADE:


Década de 20.
A partir da esquerda: Lola Jabur, Rosinha Salomão, Dirce Haddad e Maria Pereira, a dona Zica.

AMIGOS PARA SEMPRE


Da esquerda para a direita: Ernesto Kobayashi, João Mariano Machado e Roberto Tanaka, em uma de suas muitas visitas ao Senhor Bom Jesus de Iguape.


AS ALUNAS DA PROFESSORA LOURDES MULLER





















Era exatamente Dia das Crianças: 12 de outubro de 1967.
A professora Lourdes Muller levara sua classe de terceiro ano, feminino, para visitar a Fazenda Santa Elisa.
Dá para reconhecer alguém por esta xerox?
Vamos lá.
De joelhos: Leda Alves, Ivete (do Joaquim dos Passos), Dete Trindade ( que se casou com João Moura); atrás dela a irmã do Carlão do Afonso, também a Ana Maria de Oliveira, filha de Licério e Dona Maura, lá na ponta a Valquíria e a Maria Antonia. 
Em pé, com os ombros levantados, a Maria Helena Seabra.
Também em pé: a Rosa, filha de Francisco Manoel, a Leni, irmã do Ângelo Ramos, a Góia, filha da Dica Martins, a Zaira, irmã do Gerson, e a Verinha, filha do soldado Laurindo.


SÉRGIO DOS SANTOS FRANÇA


Filho de Santiago França e Maria Joaquina Terra de França, o Santos foi em homenagem ao dia de "Todos os Santos", data em que nasceu.
Casado com a senhora Maria Aparecida Terra França, sempre formaram um casal muito caridoso e prestativo, nunca negando esforços para praticar boas ações.
Quando foi Tesoureiro da Comissão de Pais e Mestres do Colégio Estadual "Nestor Fogaça", fez uma doação do próprio bolso só para ver logo inaugurada a quadra de atletismo do mesmo.
Um caso que mereceu destaque em toda a região, tendo Sérgio França como principal ator, aconteceu no dia 15 de novembro de 1970: nesse dia, houve um acidente gravíssimo no Km 182 da estrada que liga São Miguel a Sete Barras, quando se chocaram um DKV, conduzido por Antonio França e um jeep do senhor João de Camargo.
Dentre as pessoas que sofreram as consequências desse acidente estavam: Antonio França, Luiz de Almeida, Lázaro Rodrigues, Felice Manniaci, João de Camargo, Izabel de Camargo, Aristides Manoel, Francisca Braz e Marlene Camargo, algumas em estado gravíssimo.
Os veículos de Sérgio França, de Katumori Tutui e de Jorge Yamamoto foram requisitados pela Polícia Militar para transportar as vítimas até à Santa Casa de Itapetininga.
Chegando lá, só havia um médico de plantão.
O que fez o senhor Sérgio França?
Desesperado, foi até à Rádio, a famosa P.R.D. 9, de Itapetininga, e solicitou médicos.
Em quinze minutos, apareceram quatro.
Na foto acima, o saudoso casal no dia 25 de janeiro de 1975, por ocasião do batizado de Paulo Ricardo da Silva, o neto, de quem eram os padrinhos.
Sérgio dos Santos França faleceu às 16 horas do dia 28 de maio de 2013, aos 88 anos de idade, já viúvo.
O casal teve três filhos: Maria das Neves, Maria das Graças e José Renato.

FAMÍLIA DE HARIF MIGUEL DANIEL



Quem passa pela praça Tenente Urias, em São Miguel Arcanjo, fica conhecendo a Casa Paulista.
Outrora pertencente a Harif Miguel Daniel, tão logo este faleceu aos 24 de outubro de 1962, a mesma ficou sob os cuidados da sua esposa, Maria Pereira, mas, com a resolução desta em firmar residência em São Paulo, passou a direção a sua filha Harima e hoje quem se responsabiliza pela loja é sua neta.
O patrimônio da família beira oitenta anos de atividade ininterrupta.
Harif possuía uma olaria no Bairro do Rio Acima e a construção do prédio número 630 mantém até hoje os tijolos por ela fabricados.
Na foto, Harif ao lado da esposa e das duas filhas Harima e Issira.
O filho caçula Harif Miguel Daniel Filho, que  reside com a mãe em São Paulo, ainda não havia nascido por ocasião desta foto.