quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ARCYPRESTE RUGGERI"

Localiza-se à R
ua Rui Barbosa, nº 305, em São Miguel Arcanjo.
O telefone: 3279 - 1430.

Criada pela Lei 17.698/47. 
Oficializada na D.D.E do Estado de São Paulo em 11/12/1971. Primeiramente foi denominada Grupo Escolar de Vila Nova. 
Só em junho de 1974 é que recebeu o nome do patrono Professor Arcypreste Ruggeri; era escola estadual.
No ano de 2002, com o processo da municipalização, passou a ser administrada pela Secretaria Municipal de Educação de São Miguel Arcanjo quando teve seu nome alterado novamente para EMEF “Prof. Arcypreste Ruggeri”.
Desde a sua fundação a escola atendeu aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental e atualmente ampliou seu atendimento à alfabetização de adultos com a EJA (Educação de Jovens e Adultos) do 1º ao 4º termo do 1º seguimento da suplência do ensino fundamental.
O prédio da escola, construído em alvenaria, mantém a estrutura antiga e passa por reformas periodicamente. 
Todas as salas possuem assoalho e forro de madeira, com bom arejamento e iluminação sendo, ao todo: 9 salas, todas com carteiras adaptadas à faixa etária dos alunos, com armários, prateleiras, mesas e cadeiras para os professores, lousa, painéis e acervo de livros didáticos. 
A escola ainda dispõe de uma sala para a diretoria com armários, mesas e cadeiras, computador com acesso à Internet e impressora.
O vice-coordenador também tem a sua sala e computador.
Há um espaço aberto que serve como recepção e sala de espera com um jogo de estofados.
Tem dois banheiros para os funcionários: um feminino com dois sanitários e um masculino com um sanitário.
Os alunos possuem dois banheiros: um feminino com 4 vasos sanitários, espelho e pia, e um masculino com 4 vasos sanitários e urinol. Em frente, no corredor, 
um lavatório e bebedouro com 6 torneiras.
A secretaria funciona numa sala própria com arquivos, armários, mesas e cadeiras, dois computadores com acesso à Internet e impressoras.
A cozinha é totalmente equipada.
Outras salas: uma despensa de alimentos, uma sala para uso da cantina, uma sala de almoxarifado, uma sala para professores equipada com mesa, cadeiras, geladeira e micro-ondas, uma sala para apresentação de vídeo com aparelho de TV 29’ e aparelho de DVD e um armário com acervo de vídeos, uma sala para biblioteca com grande acero de livros, uma cozinha para uso dos funcionários.
Há uma quadra poliesportiva coberta com arquibancada e cercada por alambrados.
Há um espaço coberto para refeitório com palco, mesas e 14 bancos de madeira.
Externamente, um espaço com playground, casa de bonecas, espaço gramado com 3 mastros e bandeiras.
O caseiro reside ali mesmo, num imóvel contendo 4 cômodos e um banheiro. 
A escola possui 5 entradas: uma dá acesso à casa do caseiro pela escada; outra com acesso à diretoria pela escadas, uma de acesso às salas com escada e duas laterais planas para acesso dos alunos nos horários de entrada e saída da escola.
O atendimento dá-se aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de 9 anos. 
A escola possui três períodos distintos de aula: das 7h10 às 12h20, atendendo cerca de 260 alunos distribuídos em 2 classes de 1º anos, 2 classes de 2º ano, 2 classes de 3º ano, 2 classes de 4º ano e 1º classe de 5º ano; das 12h30 às 17h20 com aproximadamente 250 alunos distribuídos em: 2 classe de 1º ano, 2 classes de 2º ano, 1 classe de 3º ano, 2 classes de 4º ano e 2 classes de 5º ano; das 19h00 ás 23h00, oferece o curso de Educação de Jovens e Adultos com aproximadamente 55 alunos distribuídos em duas salas de aula, além das turmas 
do EAD UNIARARAS ( curso de pedagogia), quando acontece.
A maioria dos alunos atendidos pela escola é proveniente de bairros periféricos da cidade cujos pais são de classe econômico-social baixa. 
Grande parte reside em casas cedidas ou alugadas e recebem em média um salário mínimo mensal com o trabalho rural ou doméstico. 
Muitos pais são analfabetos ou possuem apenas o ensino fundamental incompleto. 
Compreende-se, portanto que a clientela atendida pela escola como carente em diversos aspectos, social, econômico, afetivo e cultural. 
Para atender a essas necessidades a escola trabalha por meio de projetos de interesse que visam a integração entre família e escola. Além disso, a escola oferece aulas de reforço e recuperação de alunos com defasagem no ensino-aprendizagem, aulas de computação e programas de esportes.

Fonte: Monografia de 
Mirian Raquel Moreira da Cruz Macedo.

CRECHE MUNICIPAL "CELESTINA BERTIM DE ALMEIDA"



Trata-se da Creche Municipal Celestina Bertim de Almeida, localizada à 
Avenida João Paulino da Silva, 1412, em São Miguel Arcanjo.
A Creche foi criada pela Lei Municipal nº 2.594 de 29 de março de 2004 e passou a denominar-se Creche Municipal Celestina Bertim de Almeida através da Lei 2.617 de 07 de julho do mesmo ano.
Destina-se a atender crianças de 4 meses e até 3 anos e 11 meses em período integral cujas mães trabalham fora de casa.
O horário de funcionamento da creche é das 6h30 às 17h30 minutos de segunda a sexta-feira.
A Creche Celestina Bertim de Almeida possui uma estrutura ampla com 05 salas de aula, está equipada com berços, cercados, andadores, mesas, cadeiras, brinquedos, colchões, camas, armários, 3 aparelhos de TV, 3 aparelhos de DVD, vídeo, computador e aparelhos de som.
 
A diretoria tem sala própria, bem como a secretaria.
Uma das salas destina-se à brinquedoteca.
Há uma cozinha com despensa para preparar a merenda, uma cozinha equipada com móveis e utensílios apropriados.
Existem 2 banheiros para funcionários, 2 banheiros adaptados para os alunos, área para refeitório com mesas, cadeiras/ bancos, 2 fraldários, sala para banho, uma lavanderia e na área externa um tanque de areia, um jardim gramado e um playground.
Há uma câmera externa de monitoramento.
A creche possui um acervo de livros e jogos infantis.
Lá trabalham:
uma inspetora de alunos, um professor de educação infantil, duas merendeiras, 6 auxiliares de desenvolvimento infantil e 8 auxiliares de serviços gerais, além da coordenadora.
Rotina: atividades de cuidado, higiene pessoal, alimentação, brincadeiras, estimulação, tempo de solário, período do sono e atividades pedagógicas como a hora do conto e da leitura.