BLOG DESTINADO AO RESGATE DE HISTÓRIAS E DE FATOS SOBRE A VIDA E O DESENROLAR DOS TEMPOS NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL ARCANJO/SP/BRASIL. SOCIEDADE. GENTE. COSTUMES. POLÍTICA. CULTURA. FOLCLORE. " SE QUERES PREVER O FUTURO, ESTUDA O PASSADO"- CONFÚCIO. " POVO QUE NÃO TEM MEMÓRIA É CONDENADO A REPETIR A HISTÓRIA"- SANTAYANA. PESQUISAS: LUIZA VÁLIO. RESPONSÁVEL: LUIZA VÁLIO.
domingo, 28 de dezembro de 2014
YAEKO SAKURAI, OU SIMPLESMENTE "DONA IVONE"

Esta reportagem foi feita por Luiza Válio em março de 2006 e publicada no extinto jornal "A Hora de São Miguel Arcanjo, de 18/03/2006, na página sob sua responsabilidade "Memórias de Uma Cidade".
Dona Ivone faleceu em 21 de novembro de 2012 com 75 anos de idade.
Está sepultada no Cemitério São João Batista local.
UM ANIVERSÁRIO NA COLÔNIA SÍRIO-LIBANESA
Na mesa dos sírios-libaneses, não podia faltar o pão doce em forma de rosca feito pelas mãos da Sara.
Tinha também o tabule, o homus, o pão sírio, o quibe, a esfirra, os salgadinhos com bastante cheiro verde cortados no quintal. Pois foram esses imigrantes que trouxeram para nós o costume de cultivar uma horta em cada residência.
No dia em que esta foto foi tirada, duas pessoas faziam aniversário na família: o menino Jorginho, filho da Cida e do Dinarte, e a menina Gianine, filha da Sara. Faziam, respectivamente 1 e 9 anos de idade.
Sentado à mesa, o Idálio Isaac.
Também na festa, a Cida e o esposo Dinarte, o Jorge Idálio, a Maria do Isaac, a Olga Idálio, a Janete, a Maria, a Valéria, a Denise, a Sara, o Gérsei e o Lauro.
A casa da Sara ficava ali onde morou o Décio Torrel.
Foto escaneada do jornal A Hora de São Miguel Arcanjo, da seção de autoria de Luiza Válio: Memórias de Uma Cidade/ Regressando ao Passado.
Quanto tempo faz!
Assinar:
Postagens (Atom)