segunda-feira, 4 de junho de 2012

CONHECENDO UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DE SÃO MIGUEL ARCANJO ATRAVÉS DO "ESTADÃO".

1. Deu no dia 08 de agosto de 1.893, no jornal "Estadão"que 
Os engenheiros M. J. Garcia Redondo e Augusto Fomm, pela locação e exploração dos primeiros 20 quilômetros da estrada de rodagem de São Miguel Arcanjo ao porto das Sete Barras, na Ribeira de Iguape, receberam em pagamento o valor de 13:000$000.


2. Deu na edição de 20 de outubro de 1.898, no "Estadão", que:
Foram exonerados os srs. Salvador José Rosa do cargo de subdelegado de polícia de São Miguel Arcanjo e Bento Manoel de Almeida Sobrinho do de 1o. Suplente, sendo nomeado subdelegado o tenente Urias de Souza Nogueira e 1o. suplente o sr. José Ribeiro da Costa Vaz.

3. Deu no dia 23 de fevereiro de 1.907 no mesmo "Estadão" que:
Foram exonerados os senhores Delphino Alves Machado, Delegado de Polícia, José Fogaça de Almeida e Pedro Alves Domingos, 1o. e 3o. suplentes do Subdelegado, respectivamente. Nomeados os senhores Antonio José Nogueira e José Mariano Moreira, Delegado e 1o. Suplente, respectivamente. Ainda nomeados José Cesar de Noronha, 1o. Suplente do Subdelegado e João Paulino da Silva, 3o. Suplente do Subdelegado.


4. Deu no dia 02 de julho de 1.909, no "Estadão" que:
"A Secretaria da Agricultura declarou: aos presidentes da Câmara Municipal de Piedade e Comissão de Agricultura de São Miguel Arcanjo que os instrumentos agrários cedidos por empréstimo deverão ser restituídos a esta Secretaria logo após as plantações do corrente ano".



5. Deu na Seção Livre do dia 02 de abril de 1.911 no jornal Tribuna do Povo, de Itapetininga e transcrito para o "Estadão", o que segue:

Escrevem-nos e pedem a seguinte publicação:
Sr. Redator da "Tribuna":
O indivíduo que desta cidade se corresponde com o jornal "São Paulo", está tão habituado a mentir, que parece impossível dizer a verdade.
O insulso paspalhão, que diariamente envia pelo correio uma dúzia de telegramas ao referido jornal referentes aos trabalhos da Junta de Alistamento Militar desta cidade, que também é uma mentira, diz que a pseudo-junta, atendendo ao que alguns alistandos requereram, eliminaram-nos e indeferiram os requerimentos dos abaixo-assinados, por não se acharem devidamente documentados.
Os signatários desta não pediram suas eliminações do espalhafatoso alistamento que nada vale perante a Lei; requereram certidões para instruir o devido processo contra essa reunião ilícita de coronéis sem patente, que teve por único fim a cabala eleitoral.
O arreganho estrábico de certos tipos que procuram prestigiar-se à custa de ameaças, não nos apavora. O alistamento militar há de ser feito conforme manda a Lei e jamais servirá de instrumento de vingança e de guindaste para elevar às supremas alturas, indivíduos avariados, física e moralmente.
Felizmente não estamos em terra de cegos e havemos de por a calva de certos tartufos à amostra.
Pela publicação desta, agradecidos ficam os signatários
EDMUNDO PRESTES VIEIRA
LUIZ VÁLIO.


6. No mesmo jornal, aos 10 de julho de 1.912
Exonerado, a pedido, o terceiro suplente do subdelegado, sr. João Caricatti. 


7. No dia 19 de julho de 1.912, no mesmo jornal, deu que
Foi exonerado o segundo suplente de delegado, Antenor Moreira Silvério.


8. Deu no dia 10 de novembro de 1.9l3 no mesmo periódico que:
Itapetininga, 7 - "Acompanhado de seu escrivão e de um destacamento de dez praças, passou ontem por esta cidade, com destino a São Miguel Arcanjo, o dr. Antonio Nacarato, que vai abrir inquérito sobre as ocorrências ali desenroladas ultimamente".


9. Em 01 de julho de 1.914, deu no mesmo periódico que
A fim de decidirem uma séria questão sobre fechos entre diversas pessoas do bairro de Santa Cruz, deste município, seguiram ontem para lá os srs. Major Juvenal Terra e Major João Mariano de Oliveira, respectivamente delegado e subdelegado de polícia, acompanhados de duas ordenanças.
Em sua companhia seguiram também os srs. Tenente Coronel João Balduino Ribeiro e professor Arthur das Chagas Monteiro. Regressaram todos à tarde do mesmo dia.


10. Em 5 de novembro de 1.914, idem.
A Delegacia Fiscal fez um pedido à Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo para que o Monsenhor Henrique Volta juntasse 1a. e 2a. vias dos objetos existentes nas caixas que dizem conter coisas para o culto religioso, sendo que uma relação deve vir selada convenientemente.

11. Em edição de 04 de agosto de 1.931, no mesmo jornal
Dava-se jurisdição ao vigário de São Miguel Arcanjo para receber abjuração de dois hereges e absolvê-los da censura.


12. Deu no mesmo jornal, dia 03 de dezembro de 1.936, que 
Foi comemorado no Grupo Escolar desta localidade a passagem da data de 15 de novembro que lembra a Proclamação da República. Falou sobre a efeméride o professor Ary Galvão, diretor daquela casa de ensino, tendo havido em seguida uma pequena festa cívica. À noite, no salão da Câmara Municipal, patrocinado pelo sr. Luiz Válio, presidente, foi levada a efeito uma outra festa, na qual falaram diversos oradores sobre a data, e que também contou com o comparecimento de avultado número de pessoas. 


13. Deu no dia 22 de dezembro de 1.948 no mesmo "Estadão":
1. CRIAÇÃO DE BÚFALO - Brevemente deverá chegar a este município uma manada de 300 búfalos adquiridos por um fazendeiro que aqui pretende estabelecer uma indústria de laticínios, dedicando-se especialmente ao fabrico do queijo tipo provolone.
Para esse fim, estão sendo plantadas extensas áreas de terras com alfafa e outras forragens adequadas ao tratamento dessa espécie de bovino.
2. LAVOURA DE TUNGUE - Os proprietários de grandes áreas plantadas com tungue, aproximadamente 300 alqueires de terra cultivadas, abandonaram quase que por completo essa lavoura devido ao baixo preço alcançado no mercado da Capital.
Alegam os interessados que uma firma de São Paulo, não tendo concorrentes, impõe preços que não chegam para cobrir as despesas do amanho da terra.
Anuncia-se agora que o proprietário da Fazenda "Atlântida", neste município, que possui extensas plantações, vai montar uma fábrica para extração e refinação do óleo de tungue, esquivando-se assim da exploração dessa firma da Capital.
3. IGREJA MATRIZ - Realizou-se no dia 11 do corrente a solenidade de cobertura da Igreja Matriz. Às 7 horas houve alvorada, com repiques de sino e queima de foguetes.
Num ambiente festivo, cerca de 20 pessoas, às quais se juntaram mais de 50 voluntários, sob a direção do construtor ADAMO MATINGOLI, foi dado o início ao trabalho de cobertura do templo. Em pouco mais de 3 horas de serviço foram cobertos 800 metros quadrados. 
À tarde, foi servido um churrasco às pessoas que auxiliaram os trabalhos de cobertura.
Todas as solenidades foram abrilhantadas pela banda de música de São Miguel Arcanjo.


14. Deu no "Estadão" de 11 de março de 1.953, no "Notícias do Interior", página 9:
A CASSAÇÃO DE VEREADOR DA CÂMARA DE SÃO MIGUEL ARCANJO - Em 6 de dezembro último, a Câmara Municipal cassou o mandato do vereador Aristeu Válio, da coligação UDN-PTB.
Não se conformando com essa decisão do Legislativo, o edil impetrou mandado de segurança contra o ato da Câmara e contra a aprovação do projeto número 95/52, que autorizava o prefeito municipal a contrair um empréstimo de 2.566.600,00 com a Caixa Econômica Estadual.
Em sentença datada de 21 de fevereiro último, o Juiz de Direito da Comarca de Piedade, com jurisdição na de Itapetininga, deu ganho de causa ao impetrante, decretando a nulidade da cassação e da lei número 95/52, aprovada em virtude de referida cassação.


15. Deu ainda na edição de 14 de março de 1.953, à página 11:
1. Linha de Ônibus - Já está funcionando a linha da Empresa de Ônibus São Miguel, que liga esta cidade à de Guapiara, passando por Capão Bonito, com dois horários por dia;
2. Várias: 
- A Coletoria e a Caixa Econômica Estaduais transferiram suas instalações para o prédio recentemente construído à Rua Miguel Terra, especialmente para aquelas repartições;
- Brevemente, serão iniciadas as obras de reforma do prédio do Grupo Escolar José Gomide de Castro. Tiveram início as aulas do curso de alfabetização de adultos do mesmo educandário.

16. Deu no "NOTÍCIAS DO INTERIOR", de 23.04. l.953 que:
1. NÃO SE REÚNE A CÂMARA DE SÃO MIGUEL ARCANJO - Não se sabe porque a Câmara Municipal desta cidade não vem funcionando há mais de dois meses.
Segundo consta, de fonte fidedigna, uma vez reunida a Edilidade com a maioria do PSP, será novamente cassado o mandato do vereador Aristeu Válio, por ser ele o único vereador que vem demonstrando ao povo, através de discursos e outros meios, as irregularidades que se vem observando desde a administração passada.
2. IGREJA MATRIZ - Foi inaugurado no dia 12 do corrente, por ocasião da missa da meia noite, o majestoso altar-mor, todo de mármore, da Igreja Matriz.
3. OCORRÊNCIAS POLICIAIS - No dia 11 do corrente, pelas 20 horas, o empregado da firma Fogaça Limitada, Aristides Ruivo, um tanto alcoolizado, à frente da "Casa dos Dínamos", à Rua Manoel Fogaça, e em excessiva velocidade foi de encontro ao poste de iluminação pública, quebrando-o ao meio.
No mesmo dia, no Bairro Capão Rico, deste município, num encontro futebolístico entre os quadros de Pinhalzinho e o daquele bairro, verificou-se um conflito relacionado com o jogo. 
Foi baleado um jogador do quadro de Pinhalzinho e sofreu ferimentos na cabeça outro jogador do quadro de Capão Rico.
O baleado foi internado na Santa Casa de Itapetininga, em estado grave.
Foi instaurado inquérito.


17. Deu na edição de 16 de janeiro de 1.955, as seguintes notas:
1. LBA - A Comissão Municipal da Legião Brasileira de Assistência desta cidade distribuiu aos pobres numerosos presentes de natal, como brinquedos, roupinhas para recém-nascidos e tecidos populares para adultos. A cerimônia da entrega foi realizada na residência da senhora Lucila Silva Válio, esposa de Aristeu Válio e tesoureira da Comissão Municipal que, juntamente com a presidente, senhora Zélia Terra França, desempenharam a missão a contento de todos os beneficiados. Essa iniciativa, como outra, que elevou para 2.000,00 mensais a quota para este município, deve-se aos esforços da professora Geny Ayres Hansted, representante da Comissão Estadual na região de Itapetininga e à nova diretoria em exercício.
2. ROMARIA DE NOSSA SENHORA - Procedentes dos 45 bairros deste município, deram entrada na cidade, às 9 horas do dia 1o. de janeiro, os romeiros, precedidos de cortejo de ciclistas, cujos grupos ostentavam a imagem da Virgem e os dísticos anunciativos de seus bairros.
A Praça Tenente Urias, onde se localiza a Igreja Matriz, ficou apinhada de romeiros, sendo nessa ocasião celebrados diversos atos patrióticos e religiosos.

18. Deu na edição de 21.01.1.958 - "Estadão"- página 13, que:
ITAPETININGA, 20 - Do correspondente, pelo telefone:- Noticiamos há dias que doze indivíduos armados espancaram brutalmente cinco posseiros da gleba de terras denominada Fazenda Santa Elisa, localizada nas proximidades do município de São Miguel Arcanjo.
Esses posseiros, aliás, vinham sendo constantemente intimados a sair das terras em que trabalhavam há mais de 30 anos.
Já há tempos, ocorrera tentativa de agressão àqueles trabalhadores, que reagiram energicamente.
Com essa atitude, pretenderiam os proprietários da aludida fazenda forçar os posseiros a vender-lhes as terras por preços considerados ínfimos.
O delegado regional de polícia informou-nos que ainda não tem conhecimento do inquérito instaurado pela autoridade de São Miguel Arcanjo sobre os últimos acontecimentos na Fazenda Santa Elisa.
Receia-se na região que novos atos de violência venham a ser praticados, pois as partes em litígio não demonstram nenhuma disposição em chegar a um acordo".


19. DEU MAIS SOBRE A CIDADE DE S. MIGUEL ARCANJO IN "NOTÍCIAS DO INTERIOR", dia 30.08.1.958 - página 11, "Estadão":
1. 4 CASOS DE POLIOMIELITE - Foram registrados neste município quatro casos de paralisia infantil.
2. ACIDENTE - No dia 20 do corrente, na estrada que liga esta cidade a Itapetininga, o caminhão de chapa 13-03-04 de São Paulo, carregado de mercadorias diversas, tombou por falta de freio. Uma mulher, de nome Jorgina de Jesus, residente neste município, ficou gravemente ferida, falecendo logo depois. O motorista sofreu lesões corporais sem importância. O caminhão ficou completamente danificado, como grande parte das mercadorias.


20. Deu no dia 18 de fevereiro de 1.960, à página 17, no "Estadão", através do correspondente que:
1. SANTA CASA EM SÃO MIGUEL ARCANJO - Prossegue em ritmo acelerado a construção da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel Arcanjo. Algumas das dependências já estão concluídas. Trata-se de velha reivindicação da cidade.
2. TIRO ACIDENTAL - O sr. Ari Assunção, oficial-maior do Cartório local, recebeu um tiro de chumbo no braço esquerdo, quando manobrava uma espingarda. Transportado para a Santa Casa de Itapetininga, a vítima teve aquele membro amputado. O sr. Ari Assunção já está fora de perigo.


21. Deu na página 17, do dia 02.01.1.962, no "Estadão", enviadas pelo correspondente, as seguintes notas:
1. MELHORAMENTOS PÚBLICOS EM SÃO MIGUEL ARCANJO - O prefeito Francisco Fogaça de Almeida, que já conseguiu a criação da Banda de Música local, uma viatura-hospital e financiamento para as obras de águas e esgotos, obteve agora a promessa das autoridades para a construção do Ginásio Estadual e de uma Escola Agrícola para 1.962.
2. MENORES - Um grupo de menores vem perturbando atualmente o sossego público, tanto de dia como de noite, promovendo arruaças em numerosos pontos da cidade. As autoridades locais já estão agindo.
3. CHUVAS - Tem chovido regularmente neste município. A lavoura de cereais, este ano, está em ótimas condições, prometendo mesmo uma farta colheita para o próximo ano.


22. E na edição de 04 de setembro de 1.963, à página 29:
(do correspondente)
Itapetininga, 3 - Em frente à Casa da Lavoura, realizou-se hoje de manhã o sorteio de 4 touros da raça Holandesa preta e branca, patrocinado pelo Departamento da Produção Animal da Secretaria da Agricultura.
Foram contemplados os criadores Alfeu Cardoso e Raymond Josh Romano, de Itapetininga; João José Basile, de Angatuba e Durval de Queiroz, de São Miguel Arcanjo.
O número de candidatos inscritos foi de 230, sendo 118 de Itapetininga, 56 de Angatuba, 27 de São Miguel Arcanjo e 19 de Guareí.
Os criadores premiados terão de pagar ao Fundo de Pesquisas do DPA somente a importância referente às despesas com  a criação dos touros - 4 mil cruzeiros.
O sorteio foi presidido pelo sr. Nilton Vieira da Cunha, zootecnista desta região.

23. E ainda no dia 30 de janeiro de 1.965, no "Estadão", enviado pelo correspondente local:

MAJORADOS OS IMPOSTOS EM SÃO MIGUEL ARCANJO
São Miguel Arcanjo, 29 - Em sua última reunião do ano, a Câmara aprovou a revisão tributária para o exercício de 1.965. O imposto predial, indústria e profissões e outras taxas foram majoradas em bases que variam de 60 a 100%.
Os edis contrários a essa majoração estão incentivando os contribuintes a se rebelarem contra o recolhimento dos impostos, usando de recursos que a lei lhes faculta.


24. Em 25 de junho de 1.969, no "Estadão"


VACINA CONTRA A VARÍOLA
A população do município de São Miguel Arcanjo já está sendo vacinada contra a varíola, numa campanha que é liderada pelo médico Roberto Silva, enviado da Secretaria da Saúde. O serviço de vacinação foi instalado na Praça Tenente Urias.


25. Na edição de 07 de janeiro de 1.973, no "Estadão":
Seguindo uma tradição que data de 1.946, quando chegou à cidade, o atual Cônego Francisco Ribeiro, pároco de São Miguel Arcanjo, este município reviveu este ano a festa da padroeira do Brasil, reunindo devotos de grande parte da região do sul do Estado.
Houve na entrada do Ano Novo, romarias de peregrinos por toda a cidade até o Paço Municipal, onde o prefeito colocou a chave simbólica do município aos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida.


26. Em 26 de agosto de 1.986, ainda no "Estadão".


SÃO MIGUEL ARCANJO QUER REATIVAR USINA.
Nos meios administrativos e políticos do município de São Miguel Arcanjo, região de Itapetininga, esboça-se movimento visando a inclusão da velha usina geradora do Turvinho no programa de recuperação de pequenas centrais hidrelétricas do governo do Estado.
A população de São Miguel Arcanjo espera que o governo se sensibilize para a situação precária do município em termos de potencial elétrico, apesar de ser o município gerador de eletricidade através das usinas da Companhia Paulista de Força e Luz. Esta empresa detém a concessão para explorar o potencial hidrelétrico do Rio do Turvo. Reformada, a velha usina poderá fornecer a energia que o município precisa para se industrializar.



O TRIGO DE SÃO MIGUEL ARCANJO NO "ESTADÃO":

1. SÃO MIGUEL ARCANJO E A COLHEITA DO TRIGO.

"Segundo informações colhidas em fontes autorizadas, a colheita do trigo neste município rendeu cerca de 600.000 quilos, que já foram remetidos aos moinhos da Capital.
Dado o clima propício da região e à excelência das terras deste município, está sendo verificado pelos agrônomos regionais que o rendimento da produção do trigo aqui é superior ao da Argentina, igualando-se mesmo ao da Ucrânia.
Em 1.930, duas fazendas obtiveram prêmios de 2 mil cruzeiros cada uma por haverem colhido naquele ano mais de 200 alqueires de trigo de boa qualidade, prêmios estes que constam de documentos originais remetidos à Exposição do Trigo de Água Branca, do tempo em que foi Secretário da Agricultura o senhor Fernando Costa.
Pequenos agricultores, no próximo ano, planejam aumentar sensivelmente a produção do município".
(Edição do dia 09 de dezembro de 1.948)

2. FESTA DO TRIGO 
NA FAZENDA ATLÂNTIDA EM SÃO MIGUEL ARCANJO.

"Conforme foi noticiado, realizou-se no dia 07 do corrente a "Festa da Colheita do Trigo" na Fazenda Atlântida, em São Miguel Arcanjo.
A cultura do trigo nessa fazenda vem sendo feita há cinco anos e este ano a área plantada com esse cereal atingiu 270 alqueires, ou sejam, 580 hectares.
A topografia dessa fazenda é favorável à triticultura e à agricultura em geral, apresentando-se com boa parte de terras planas e suavemente onduladas.
Excetuando-se algumas glebas, nas quais se verifica ataque mais intenso pela lagarta "rosada", os trigais da Fazenda Atlântida tiveram bom desenvolvimento vegetativo.
Existe nessa fazenda um trigal de 5 alqueires aproximadamente, cuja produção pode ser avaliada em cerca de 22.000 quilos, ou seja, 4.000 quilos por alqueire, mais ou menos.
A produção de toda a área cultivada deverá atingir de 700 a 800 toneladas de sementes de trigo.
Dando início ao Programa da Festa da Colheita do Trigo, foi feita uma demonstração do maquinário moderníssimo que se emprega atualmente na cultura desse cereal.
Assim é que os presentes tiveram ensejo de observar o trabalho das máquinas que auxiliam os homens desde o preparo do solo, adubação, semeação, até a colheita, proteção das espigas, separação da palha e grão e ensacamento.
Em seguida, foi inaugurado o primeiro moinho regional de trigo, recentemente adquirido pela Secretaria da Agricultura. Sua capacidade de produção é de 500 quilos de farinha por hora, produzindo farinha idêntica à obtida nos melhores moinhos das grandes indústrias estrangeiras existentes entre nós, com a grande vantagem de ser muito mais econômico e poder ser instalado em qualquer local sem exigir instalações próprias".
( Edição do "Estadão" do dia 09 de setembro de 1.950)

3. O GOVERNADOR DO ESTADO EM SÃO MIGUEL ARCANJO.

"O Governador do Estado segue domingo pela manhã para São Miguel Arcanjo a fim de presidir ao lançamento oficial da Campanha do Trigo.
Estarão presentes no ato o Ministro da Agricultura, o Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, parlamentares e representantes da lavoura de São Paulo.
Em companhia do Governador, irá também àquela cidade o Gal. Stenio de Albuquerque, Comandante da 2a. região Militar.
Haverá ainda em São Miguel Arcanjo, na mesma oportunidade, uma concentração de prefeitos e lavradores da região da Baixa Sorocabana.
( Edição do "Estadão" do dia 03 de agosto de 1.956)