segunda-feira, 4 de junho de 2012

O TRIGO DE SÃO MIGUEL ARCANJO NO "ESTADÃO":

1. SÃO MIGUEL ARCANJO E A COLHEITA DO TRIGO.

"Segundo informações colhidas em fontes autorizadas, a colheita do trigo neste município rendeu cerca de 600.000 quilos, que já foram remetidos aos moinhos da Capital.
Dado o clima propício da região e à excelência das terras deste município, está sendo verificado pelos agrônomos regionais que o rendimento da produção do trigo aqui é superior ao da Argentina, igualando-se mesmo ao da Ucrânia.
Em 1.930, duas fazendas obtiveram prêmios de 2 mil cruzeiros cada uma por haverem colhido naquele ano mais de 200 alqueires de trigo de boa qualidade, prêmios estes que constam de documentos originais remetidos à Exposição do Trigo de Água Branca, do tempo em que foi Secretário da Agricultura o senhor Fernando Costa.
Pequenos agricultores, no próximo ano, planejam aumentar sensivelmente a produção do município".
(Edição do dia 09 de dezembro de 1.948)

2. FESTA DO TRIGO 
NA FAZENDA ATLÂNTIDA EM SÃO MIGUEL ARCANJO.

"Conforme foi noticiado, realizou-se no dia 07 do corrente a "Festa da Colheita do Trigo" na Fazenda Atlântida, em São Miguel Arcanjo.
A cultura do trigo nessa fazenda vem sendo feita há cinco anos e este ano a área plantada com esse cereal atingiu 270 alqueires, ou sejam, 580 hectares.
A topografia dessa fazenda é favorável à triticultura e à agricultura em geral, apresentando-se com boa parte de terras planas e suavemente onduladas.
Excetuando-se algumas glebas, nas quais se verifica ataque mais intenso pela lagarta "rosada", os trigais da Fazenda Atlântida tiveram bom desenvolvimento vegetativo.
Existe nessa fazenda um trigal de 5 alqueires aproximadamente, cuja produção pode ser avaliada em cerca de 22.000 quilos, ou seja, 4.000 quilos por alqueire, mais ou menos.
A produção de toda a área cultivada deverá atingir de 700 a 800 toneladas de sementes de trigo.
Dando início ao Programa da Festa da Colheita do Trigo, foi feita uma demonstração do maquinário moderníssimo que se emprega atualmente na cultura desse cereal.
Assim é que os presentes tiveram ensejo de observar o trabalho das máquinas que auxiliam os homens desde o preparo do solo, adubação, semeação, até a colheita, proteção das espigas, separação da palha e grão e ensacamento.
Em seguida, foi inaugurado o primeiro moinho regional de trigo, recentemente adquirido pela Secretaria da Agricultura. Sua capacidade de produção é de 500 quilos de farinha por hora, produzindo farinha idêntica à obtida nos melhores moinhos das grandes indústrias estrangeiras existentes entre nós, com a grande vantagem de ser muito mais econômico e poder ser instalado em qualquer local sem exigir instalações próprias".
( Edição do "Estadão" do dia 09 de setembro de 1.950)

3. O GOVERNADOR DO ESTADO EM SÃO MIGUEL ARCANJO.

"O Governador do Estado segue domingo pela manhã para São Miguel Arcanjo a fim de presidir ao lançamento oficial da Campanha do Trigo.
Estarão presentes no ato o Ministro da Agricultura, o Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, parlamentares e representantes da lavoura de São Paulo.
Em companhia do Governador, irá também àquela cidade o Gal. Stenio de Albuquerque, Comandante da 2a. região Militar.
Haverá ainda em São Miguel Arcanjo, na mesma oportunidade, uma concentração de prefeitos e lavradores da região da Baixa Sorocabana.
( Edição do "Estadão" do dia 03 de agosto de 1.956)

Nenhum comentário:

Postar um comentário