segunda-feira, 14 de maio de 2012

"NOTÍCIAS DO GRAMADINHO"


Em 24/3/1.931


- Domingo ultimo, 22 do corrente, pelo revmo. vigario pe. Regattiere, foi celebrado uma missa na capella local.

- Acha-se aqui, o sr. Francisco Peixoto, proprietario do "Pavilhão Peixoto", companhia de gymnastica, acrobata, attracções e variedades, que pretende em breve colocar-se nesta localidade.

- Regressaram de Itapetininga, os srs. Luiz Caricatti e Elias Jorge Daniel, conceituados commerciantes aqui estabelecidos.

- Com o fim de angariar assignaturas para o jornal "O Tempo", do qual é agente nessa, aqui esteve o snr. Amaro Paulino da Silva, collector Estadual dahi.

- Em visita a seus amigos, aqui esteve hoje, o snr. José Baptista Brisolla, estimado agricultor residente no Bairro do Turvo, deste districto.

- Dessa cidade, onde foram a passeio, regressaram os snrs. Delfino Gomes da Silva e José Fidencio de Moraes.

- Fizeram annos: a 22 do corrente, a galante Maria Apparecida, filhinha do sr. Mario de Medeiros e de d. Florisa de Medeiros; a 23, a menina Alzira, dilecta filha do sr. Luiz Caricatti e sua esposa d. Liduina Pereira; no mesmo dia, a menina Conceição, querida filha do sr. Clodomiro Arantes Galvão e sua consorte d. Joanna Galvão.

- Em visita a seus paes, acha-se nesta, a sra. d. Cacilda Galvão Nogueira, esposa do sr. Alcindo Nogueira, residentes nessa cidade.

- Por acto do sr. sub-prefeito Municipal, foi exonerado do cargo de fiscal, o sr. Izidoro Lopes de Almeida. Para esse cargo foi nomeado o sr. Fidencio Leme dos Santos, que acummula os cargos de zelador da capella e do cemiterio local, dezempenhando-os gratuitamente.

- Chama-se a attenção do operoso snr. Prefeito Municipal, para a grande quantidade de cães vagabundos que infestam este districto.

Transcrito de "O Progresso" de 29 de março de 1.931

ARISTIDES LEME BRISOLLA


Troly de Aluguel


"COMMUNICO aos srs. interessados que adquiri um magnifico troly, e que, portanto, acho-me apto para fazer qualquer viagem, tanto neste municipio como para as cidades circunvisinhas.

- PREÇOS MODICOS -
Attende-se chamados a qualquer hora e garante-se a boa commodidade dos viajantes.

A). Aristides Leme Brisolla."

Transcrito de "O Progresso" de 18 de abril de 1.920

"GREMIO DRAMATICO"


"A Directoria do Gremio Dramatico convida os srs. associados para uma reunião, hoje, ás 6 horas da tarde, no Theatro S. Miguel.

Transcrição do "O Progresso" de 18 de abril de 1.920.

SESSÃO DA CAMARA DIA 15 DE JANEIRO DE 1.922


Na sessão da camara, realizada a 15 do corrente, teve lugar a eleição da mesa administrativa, para o presente exercicio.
Ficou a nova administração municipal assim constituida: Srs. Cel. João Balduino Ribeiro, presidente; Capitão Antonio Terra, vice-presidente; Abilio Ferreira, prefeito municipal e Major João Collaça de Almeida, vice-prefeito.
Muito tem a esperar o nosso municipio com esse resultado, porquanto a nossa edilidade ficou sempre composta de pessoas competentes, e que, de ha muito, venham-se desempenhando a contento geral.

- Transcrição da "Gazeta do Sul", edição suplementar de "O Progresso" de 26 de janeiro de 1.922.

O PREFEITO ABÍLIO FERREIRA


Prefeitura Municipal
EDITAES


1. 
Abilio Ferreira, Prefeito Municipal desta cidade de S. Miguel Archanjo.

Faço saber a todos quanto este edital virem, ou delle noticia tiverem, que as audiencias desta Prefeitura terão lugar todos os dias uteis do meio dia, ás 14 horas, no edificio da Camara Municipal sito no Largo da Matriz.
E para conhecimento de todos, lavrou-se o presente edital que vai affixado nos lugares publicos e do costume e publicado pela imprensa local.
Dado e passado na Secretaria da Prefeitura do Municipio de S. Miguel Archanjo, em 17 de Janeiro de 1.922.
O Secretario
Mario de Medeiros.
O Prefeito Municipal
Abilio Ferreira.

2.
Abilio Ferreira, Prefeito Municipal desta cidade de S. Miguel Archanjo.
Faço saber a todos quanto este edital virem, ou delle noticias tiverem, que fica marcado o praso até o dia 31 do corrente mez, para o pagamento, sem multa, á bocca do cofre, dos impostos sobre Industrias e Profissões e Vehiculos, referentes ao exercicio de 1.922. Findo esse praso, taes impostos serão cobrados com a multa de 20 por cento, de accordo com as leis em vigor. E para conhecimento de todos, mandei lavrar o presente edital, que será affixado no lugar de costume e publicado pela imprensa local.
Dado e passado na Secretaria da Prefeitura do Municipio de S. Miguel Archanjo, em 17 de Janeiro de 1.922.
O secretario
Mario de Medeiros.
O Prefeito Municipal
Abilio Ferreira.

- Transcrito da "Gazeta do Sul", edição suplementar do jornal "O Progresso" de 26 de Janeiro de 1.922.

ELIAS JOSÉ & FILHO


"Elias José & Filho, estabelecidos nesta cidade com loja de fazendas, armarinho, chapeus, calçados, roupas feitas, etc. vêm por este meio communicar a todas as pessoas com quem mantêm transacções commerciaes e bem assim, ao publico em geral, que fica dissolvida, desta data em diante a firma Elias José & Filho, que será substituida por Elias Abdallah & Cia. por ser assim mais conveniente.
S. Miguel Archanjo, 14 de Janeiro de 1.922.

Elias Abdallah & Cia."


- Transcrito da edição suplementar do jornal "O Progresso" denominada "Gazeta do Sul", de 26 de Janeiro de 1.922.