terça-feira, 14 de agosto de 2012

UM GRANDE ACONTECIMENTO:

Quando chegou a São Miguel Arcanjo, o saudoso padre Francisco Ribeiro verificou que nos primeiros dias do ano, quando se festeja o dia da Fraternidade Universal, a cidade ficava completamente vazia, partindo os fieis em romaria a Nossa Senhora Aparecida na vizinha Itapetininga.
O que fez o padre?
Mandou buscar uma imagem idêntica àquela que se venera em Aparecida e iniciou aqui as romarias de primeiro de janeiro.
Assim, no ano de 1.968, aconteceu um verdadeiro espetáculo, quando a imagem chegou à cidade.
As fotos, de nosso acervo, atestam o acontecimento.
Vê-se na foto em branco e preto, além das personalidades eclesiásticas e o padre Francisco, os senhores Cassiano Vieira, na ponta à esquerda, e ao final, Joaquim Inácio Rodrigues Júnior, do Cartório Local e Aparício de Oliveira Terra. 
Na colorida, os saudosos Isabel Terra, Professores Arthur Augusto Antonio e Arany José da Silva.


O TERÇO LUMINOSO.


No final da década de 70, o líder do Cursilhismo em São Miguel Arcanjo era o conhecido Orlando Rosa. Um dos movimentos que marcaram época dentro da igreja católica local foi o chamado Terço Luminoso, uma peça teatral apresentada aqui depois da Semana Vocacional de 1.976, que contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre elas, Teresinha Maria dos Passos, Sérgio dos Santos França, João Mariano Machado Júnior, Antonio Nunes e Antonio Bonafonte, sob a direção das irmãs paulinas Amália, Eloísa, Paula, Leonilda e Vera Lúcia. O Terço Luminoso era representado em cores diferentes para cada mistério.