sexta-feira, 3 de maio de 2013

A PRAÇA DA ÁRVORE GRANDONA:



Sob as sombras daquela árvore, localiza-se a Praça Antonio Mariano Fróes, que ninguém conhece pelo nome, em São Miguel Arcanjo.
Fica na Rua Campos Sales, esquina com Edwirges Monteiro.
Antonio Mariano nasceu no dia 24 de agosto de 1.832 no lar do casal Major Mariano José de Oliveira Fróes, natural de São Paulo e Maria do Carmo Ayres, de Itapetininga. 
Seu registro de nascimento consta do microfilme 1154042, livro de batismos número 6, Itapetininga, índice número 1, página 133, da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres:

"Aos 24 dias de agosto de mil oitocentos e trinta e dois puz os óleos santos em Antonio, filho de Mariano José de Oliveira e dona Maria do Carmo..."
" Padrinhos: Francisco Xavier de Araujo e sua mulher Maria do Monte.

Antonio Mariano foi presidente da Intendência nos anos de 1896 e 1897 e também exerceu o cargo de Juiz de Paz em São Miguel Arcanjo. 
Maçônico, aparece como membro da Loja Maçônica Firmeza de Itapetininga, conforme Livro de História da Loja Maçônica Firmeza - Itapetininga - 1990 - página 11. 
Casou-se com Maria Gabriela do Nascimento e tiveram três filhos: Rosalina de Oliveira Fróes, casada com Eduardo de Souza Nogueira e pais de Eduardo de Souza Nogueira Júnior; Ezequiel Fróes, que não se casou e nem teve descendência; e Isabel de Oliveira Fróes, casada com Brasílio Emídio Nogueira e pais de: Maria Antonia Nogueira, Miguel Nogueira, Urias Emigdio de Souza Nogueira, Aurora Nogueira, José Emigdio Nogueira, João Emigdio Nogueira, Genny Emigdio Nogueira, Alberico Nogueira e Maria Fróes Nogueira.