quarta-feira, 27 de junho de 2012

ALGUNS ANTIGOS PROCURADORES DA PARÓQUIA DE SÃO MIGUEL ARCANJO.










clique sobre as imagens.


O CARTÓRIO DE REGISTRO


O primeiro Livro do Cartório de Registro foi aberto em 25 de agosto de 1.891. O Oficial Maior chamava-se João de Souza Amaral Gurgel.
A sede ficava na Rua Siqueira Campos.
A primeira pessoa registrada no livro no. 1 do Cartório de Registro de São Miguel chamava-se Misael Lopes, filho de Leopoldino Lopes de Oliveira e Theodora Maria, do Bairro Faxinal. 
Seu registro foi feito em 03 de setembro de 1.891. 
A segunda pessoa, registrada aos 03 de setembro, foi Zeferino Brisolla, nascido no dia 26 de agosto de 1.891, filho de Joaquim Leme Brisolla e Francisca Maria do Nascimento, do Bairro do Turvo; este menino era neto do Capitão Antonio Leme Brisolla e Maria Gertrudes Ferreira, pelo lado paterno, e de Felipe e Isabel Machado, pelo lado materno. Testemunharam: José Lauriano de Moraes, militar comandante do destacamento da Vila e Juvenal dos Santos Terra.
A terceira pessoa, Virgília Rodrigues de Aquino, era filha de Rafael Rodrigues de Aquino e Maria Ferreira Paulino, lavradores residentes no Bairro Turvo da Lagoa. Foram padrinhos da menina o Tenente Alfredo Olegário dos Santos Terra e sua esposa Maria José Nogueira Terra.
Depois vieram, registrados no mesmo ano: João Baptista Gouveia, Francelina Maria do Espírito Santo, Amélia Deolinda de Oliveira, Maximina Proença Brisolla, Maria Rita Vieira, Paulino, Miguel...
Foram primeiros escrivães: Luiz Válio, Pedro Galvão Nogueira, José Bonifácio Toledo, Arthur das Chagas Monteiro, José dos Santos Terra.
Esse José Bonifácio Toledo, antigamente, era quem preenchia as promissórias dos empréstimos feitos pelo ‘Turco’ Miguel Daniel às pessoas que necessitavam de dinheiro, cobrando juro de 1,5% ao mês. É que Miguel Daniel não sabia escrever português.
O primeiro livro de registros encerra-se em 22 de junho de 1.905.
No ano de 1.928, foi arbitrada em 3 contos de réis o Cartório de Paz e Alcindo dos Santos Terra, que já exercia a função, foi nomeado seu novo Escrivão. 
No ano de 1.943, o Cartório funcionava na Rua Júlio Prestes, lateral da igreja matriz.
O Juiz de Paz era Lindolfo Marques Valadão.