sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O BAIRRO DO TAQUARAL ACIMA

Em 1.900, o Bairro Taquaral Acima, conhecido como Abaitinga, fazia parte de Capão Bonito do Paranapanema.
Os eleitores de lá votavam no 36o. Quarteirão daquela cidade.
Os eleitores daquela época:
Antonio Euzébio Mendes
Francisco José Gavião
Gabriel Nogueira do Nascimento
Gabriel Antonio Ferreira
José Elias Garcia
João Antonio de França
João Gregório Venâncio
Joaquim Lourenço Ferreira
Joaquim Desidério Mendes

CADÊ O JOÃO CARANDINA?

O 8o. Promotor Público, dr. Geraldo de Queiroz Ferreira, denunciou Giovani Puns Carandina, ou João Puns Carandina, por estelionato.
O acusado propôs ao capitalista José Lopes a permuta de terrenos que este possuía no Rio de Janeiro, por uma fazenda denominada "Chapadinha", contendo 1.200 alqueires, com 650 cabeças de gado.
Ultimadas as condições do "negócio", a vítima autorizou, a pedido do acusado, a Sílvio Brussi, que lavrasse a escritura definitiva, seguindo para Guareí, na Comarca de Itapetininga, onde, segundo o acusado, se localizava a fazenda.
Qual não foi porém o seu desapontamento, quando verificou ter sido ludibriado na sua boa fé por Giovani, que não tinha qualquer propriedade no aludido lugar.
Regressando a São Paulo, José Lopes enviou uma notificação a Sílvio Brussi para que não mais passasse a escritura de venda em favor de Giovani ou de qualquer outro, pois, impossível era a permuta, pela não existência do imóvel.
Vendo malograr os seus planos, o acusado propôs a José Lopes a troca dos terrenos do Rio de Janeiro por outra fazenda que possuía na Comarca de São Miguel Arcanjo.
Para lá se dirigiu José Lopes e com surpresa verificou que o acusado não possuía qualquer propriedade em São Miguel Arcanjo.
A pedido do Promotor Público foi decretada a prisão preventiva do acusado, que se acha foragido, sendo expedido o respectivo mandado.

In "Estadão", de 19.03.1.950. 

FESTA


Com bastante brilho e grande concorrência de fieis, realizou-se nesta cidade, no dia 24 de dezembro, a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
A festeira, professora Celisa de Arruda Galvão, não poupou esforços para que a mesma se revestisse de muita pompa, recebendo por isso louvores do nosso virtuoso vigário Monsenhor Henrique Volta.
Após a última solenidade, a tocante distribuição de almoço e esmolas aos nossos pobres lázaros, a digna festeira ofereceu no vasto salão do Clube Recreativo e Literário Campos Sales, às gentis senhoritas que serviram na quermesse, um animado baile que se prolongou até à madrugada.
Às muitas felicitações que dona Celisa recebeu pelo brilhantismo de sua festa, juntamos as nossas não menos efusivas.

In "O Progresso, de 26.12.1.921.
A professora Celisa casou-se com José Galvão Nogueira e tiveram quatro filhos: José, Maria, Moema e Heloa Nogueira.