domingo, 26 de outubro de 2014

SUMIRAM OS PINHEIROS EM SÃO MIGUEL ARCANJO

araucaria-angustifolia-09

A floresta com araucárias, chamada cientificamente de Floresta Ombrófila Mista, é um ecossistema do Bioma da Mata Atlântica, característico da região sul do Brasil e de algumas áreas da região Sudeste, que abriga uma grande variedade de espécies, algumas das quais só são encontradas nesse ecossistema. Sua fisionomia natural é caracterizada pelo predomínio da Araucaria angustifolia, uma árvore de grande porte popularmente conhecida como pinheiro-brasileiro.
Originalmente ocupava 200.000 Km2, estando presente em 40% do território do Paraná, 30% de Santa Catarina e 25% do Rio Grande do Sul. Também ocorria em maciços descontínuos nas partes mais elevadas das Serras do Mar, Paranapiacaba, Bocaina e Mantiqueira, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e também na Argentina. 
A araucária chega a viver até 700 anos, alcançando diâmetros de dois metros e altura de 50 metros. 
A qualidade da madeira, leve e sem falhas, fez com que a araucária fosse intensamente explorada, principalmente a partir do século XX. 
Calcula-se que entre 1930 e 1990, cerca de 100 milhões de pinheiros tenham sido derrubados. 
O termo "Pinhal" teve origem nas localidades onde abundavam as araucárias.
No recenseamento de 1874, só em Itapetininga o nome PINHAL aparece na designação de 2 dos 45 quarteirões rurais da paróquia eleitoral.
Quem nos informa é Aluísio de Almeida.
No livro de Oracy Nogueira "FAMÍLIA E COMUNIDADE", existe uma notícia sobre São Miguel Arcanjo, à época pertencente a Itapetininga.
Diz assim: 
- NA FAZENDA DO PINHAL, EM TERRAS PERTENCENTES AO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL ARCANJO, OS SUÍNOS ERAM TRATADOS COM OS FRUTOS DA ARAUCÁRIA.
Lá pelos idos de 1875...