segunda-feira, 12 de março de 2018

PROFESSOR ASTROGILDO SILVA ERA FILHO DE SÃO MIGUEL ARCANJO





Astrogildo Silva era filho de Amaro Paulino da Silva, nascido em São Miguel Arcanjo em 01 de dezembro de 1892, que fora casado com Resolina Krüger, nascida em 15/07/1891 em Itapetininga.
Amaro faleceu em Campinas aos 25 de outubro de 1981 e Resolina aos 06 de outubro de 1971, também em Campinas.
Astrogildo era irmão de 
Neide Silva, nascida em São Miguel Arcanjo em 1912 e aí mesmo falecida em 1915.
Astrogildo Silva nasceu em 1914 em São Miguel Arcanjo.
Casou-se com Cordélia de Carvalho, professora itapetiningana, 
com quem teve apenas uma filha, Sandra Teresa de Carvalho Silva, nascida aos 18/11/1946, em Itapetininga, que se casou com Ivan Kurbhi e tiveram os filhos: Alexandre, Leonardo e Eduardo Silva Kurbhi.
Foi professor desde 1932 a 1942 pelo interior de São Paulo.

No ano de 1932 lecionou em São Miguel Arcanjo onde, aos 28 de fevereiro, no auge das lutas preambulares em prol de uma Constituinte, fez um discurso ardente após o Major Luiz Válio ter falado à população local, pondo-a ao par da luta que se travava.

O discurso do ilustre moço, que foi improvisado na ocasião, provocou entusiásticos aplausos, pela sinceridade dos conceitos emitidos e o critério ponderado expendido na apreciação dos fatos que empolgam o espírito da multidão patriótica que vem, por toda parte, defendendo as suas prerrogativas de liberdade. 

Dirigindo-se especialmente à juventude são-miguelense, concitou-a a "ter fé nos destinos da Pátria, encarando os fenômenos decorrentes da atual situação com o otimismo próprio do vigor adolescente, que se manifesta na mocidade das nossas academias".

Esta oração foi delirantemente aplaudida.

A nota foi extraída do extinto jornal "O Progresso", de São Miguel Arcanjo, edição do dia 28 de fevereiro de 1932, um dos primeiros jornais do interior de São Paulo a preconizar a frente única dos partidos.

Astrogildo Silva foi diretor do Grupo Escolar Ribeirão Vermelho do Sul e Inspetor Escolar na Delegacia de Itapetininga, onde prestou relevantes serviços à campanha de educação de adultos.
Em São Paulo, foi auxiliar do Fundo Estadual de Construções Escolares.
Gostava de música e poesia, tendo escrito alguns sonetos que também foram publicados no antigo jornal de São Miguel Arcanjo.

É patrono de uma escola em São Paulo desde 04 de dezembro de 1968. 

Essa escola, localizada na Avenida Patente, 615, no bairro homônimo, foi criada em 1963 e começou a funcionar em 17 de fevereiro de 1964.

O professor faleceu em São Paulo no dia 29 de agosto de 1967.

Resultado de imagem para professor astrogildo silva


Fonte: foto e pequeníssima biografia do site do prof.Jerônimo, consertando-se algumas datas pelo Blog dos Kruger.