terça-feira, 7 de agosto de 2012

JOSÉ DE LIMA GUIMARÃES / MARIA GUIMARÃES.















A NOTÍCIA NO "ESTADÃO" DE 29.11.1958

No dia 29 de novembro de 1.958, foi chamado a julgamento Benedito Antonio de Deus, que no dia 30 de abril desse mesmo ano, em São Miguel Arcanjo, assassinou José de Lima Guimarães, que deixou ao desamparo a esposa Maria Guimarães e filhos.
O Conselho de Sentença aplicou ao réu a pena de 3 anos de reclusão.

A PRISÃO DE "CESÁRIO DE TAL".

Está inserido no extinto jornal "O Democrata", de Capão Bonito, edição de 09 de junho de 1.901, que faz parte de uma série de exemplares de nosso acervo, doados por Paulo Manoel Silva Filho, a seguinte nota:

"PRISÃO JUSTA"


Por ordem do cidadão Delegado de Polícia foi no dia 4 do corrente recolhido à cadeia Cesário de Tal, que há tempo percorria o município tirando esmolas com uma bandeira, dizendo haver contratado com alguém de São Miguel Arcanjo.

OBS: Não houve identificação nem da bandeira e nem do sujeito que Cesário delatou.
O aludido jornal "O Democrata", de Capão Bonito de Paranapanema, hoje Capão Bonito, começou a circular em 05 de maio de 1.901, que tinha como redatores Camillo J. A. Lelis e Calixto G. de Almeida.

PUBLICAÇÕES/ 1.923:

1. UM AGRADECIMENTO

O abaixo-assinado vem por este meio testemunhar ao caridoso povo desta terra a sua gratidão pelos grandes benefícios que recebeu durante a sua enfermidade.
Como moço pobre, doentio e desamparado de todos os recursos, em nada, talvez, poderá ser útil a tão humanitário povo, deixando nestas linhas os seus melhores agradecimentos que será eternamente reconhecido.

São Miguel Arcanjo, 06 de setembro de 1.923. 

a) Bento Tobias da Costa


2. UM AVISO

Aviso aos interessados que por muitos dias acha-se em meu sítio, vagando e dando-me prejuízos, uma porca de criar, que ontem, por não poder descobrir o verdadeiro dono, recolhi em lugar reservado.
Aquele que se julgar com direito a ela, deverá dar os sinais certos para retirá-la, pagando as despesas de publicação e tratamento, ao abaixo-assinado.

São Miguel Arcanjo, 26 de maio de 1.923.
a) Benedito Terra.

No extinto jornal "A Razão", do nosso acervo; doações feitas por Paulo Manoel Silva Filho.

DIPLOMANDO JOSÉ ALBERTO FERREIRA.


PÁSCOA DOS ESTUDANTES- 1.963


DIPLOMANDOS 1954.


PEDAÇOS DA VIDA.




Grandes e saudosos cantores, Maria Helena de Almeida Rosa, conhecida por Irene, que se casou com José Rosa do Nascimento, o Zezo, aqui do seu lado, e ambos com o músico "de ouvido", também saudoso Benedito Vieira, o Cabo Benê, percussionista e tecladista. Irene e Zezo formavam o "Duo Sonoro" que era bastante solicitado para bailes no município e região.
Na década de 70, foi grande o empenho da cantora para fazer retornar, por ocasião da Semana Santa, a representação que no passado, cerca de vinte anos atrás, era feita na cidade por Maria Aparecida Válio, quando esta "incorporava" a "Vêrônica" e, cantando na procissão do Senhor Morto, transportava os fieis quase que para uma outra dimensão.
Para fazer esse resgate, que aconteceu no dia 10 de abril de  1.975, Irene contou com a participação de muitas pessoas, entre elas, os "atores" Arthur S. Trindade, Jorge Alves Ponciano, Maria das Graças Lara e Geraldo do Espírito Santo.  
Irene, ao ficar viúva, veio a unir-se com Alcides de Matos, também grande músico, com quem viveu os últimos onze anos de sua vida.
Ambos faleceram em 2.010.
O saudoso irmão de Irene, Acácio André, era sanfoneiro dos bons.










Os grandes músicos da cidade: Domingos dos Santos Terra, Benedito Marques, Dirceu de Campos, Ari de Camargo, Orlando Rosa, Jango Rolim, João Carlos Galvão, Benedito Vieira, José de Campos e a cantora Irene. 








Ano de 1.968: baile de formatura; alunos do Ginásio Estadual Virgílio Maynard. 
Acima o casal Maria das Graças Ruivo e seu irmão Egídio.
Abaixo, a eterna Embaixatriz do Turismo de São Miguel Arcanjo, Yolanda Araujo, depois Garzón, fazendo par com Jairo  de Almeida Costa Júnior.