quarta-feira, 18 de setembro de 2013

JOSÉ ELIAS, O AÇOUGUEIRO
























Quem se recorda é dona Odete Elias: na década de 20, o açougue do senhor José Elias localizava-se onde hoje está a Casa de Móveis São Miguel, à Rua Coronel Fernando Prestes. Esta é uma xerox da foto que há muito tempo tivemos acesso para publicação no jornal "A Hora", que deixou de circular semanalmente, na página "Recordando o Passado", sob nossa responsabilidade, e que depois intitulamos "Memórias da Cidade", ao tempo de Severino R. Pontes.
Nela, segundo dona Odete, estão: o patriarca da família, José Elias, com a esposa Isaura, conhecida por Zaía.
Da esquerda para a direita, os filhos do casal: Sofia Elias, tendo a sua frente o Álvaro Elias; encostadinho ao pai, o menino Abrão Ibrahim José Nader, que foi "pracinha" na Segunda Guerra; a menina Zaquia, tendo atrás dela o Anésio Elias, que veio a casar-se com dona Odete e, na ponta, Alice Bittar.

MENSAGEM DO CLUBE BOTAFOGO/ 1.971














Do extinto jornal "Folha de São Miguel Arcanjo".









NATAL/2.000




HAMILTOM VIEIRA, POETA SÃOMIGUELENSE


Natural de São Miguel Arcanjo, onde nasceu aos 4 de novembro de 1.967, Hamilton começou a se expressar formalmente como poeta em 1.985.
Participou de vários fanzines, como "Versos Livres", em São Paulo; "Vozes", da Nicaragua; "Kalango", de Brasília, entre outros.
No ano de 1.989 fundou um grupo chamado "Sociedade dos Poetas Alternativos", divulgando seus poemas na imprensa local e discutindo poesia em suas atividades.
Em 1.999 lançou o seu "Primeiro Caderno de Poemas"; foi uma grande festa que aconteceu no Clube Recreativo da cidade.
No ano de 2.005, ao lado do também poeta, violonista e compositor Armando Fogaça e outros membros da comunidade denominada Planeta, em São Miguel Arcanjo, lançou-se à empreitada de re-fundação da Escola de Samba Unidos da Ponte, que conseguiu levar a cabo, fazendo parte do grupo de compositores da mesma até hoje.
Foi homenageado, no ano de 2.007, pelo "Projeto Domingueiras", idealizado por Luiza Válio. 

ANTONIO CÉSAR, O ICO

Foi justamente num mês de setembro, aos 3 de setembro de 2.003, que o esportista Antonio César, popular Ico, depois de longa enfermidade, partiu.
Filho de Arthur César de Noronha, foi um dos fundadores do Botafogo Futebol Clube.
Deixou a esposa Maria Conceição França César e os filhos Maria Cristina, Cíntia Helena e Cláudio César.

JOÃO QUIRINO VIEIRA


Deixou de estar entre nós e no seio da família aos 25 de julho de 2.005.
Muito trabalhador, um bom chefe de família, era casado com a senhora Jandira, com quem teve os filhos: Luiz, o popular "Bilico"; Pedro; Maria do Carmo; Tereza; José Carlos; João Quirino Filho; Jorge; Aparecida e Benedita Rosângela, a Nega, todos eles somando em exemplos bons deixados por ele.