sábado, 7 de julho de 2012

CONHECENDO MAIS UM POUCO SOBRE SÃO MIGUEL ARCANJO.

EDUCAÇÃO - 1.891 - 
Victalina de Cássia Ferreira Vaz era professora pública na Vila de São Miguel Arcanjo.

ESTRADA DE RODAGEM - Estadão 04.07.1.893
A primeira lei promulgada pelo dr. Cerqueira César tratava da construção de uma estrada de rodagem entre a Freguesia de Sete Barras e a Vila de São Miguel Arcanjo, sendo a obra autorizada pela verba geral do orçamento.

EXONERAÇÃO - 1.898
Antonio Manoel Cleto era 2o. suplente do Delegado em São Miguel Arcanjo, pelo menos até novembro de 1.898, quando pediu exoneração.


ANO DE 1.901
Foi no final de julho de 1.901 que o senhor Juvenal dos Santos Terra passou a residir em São Miguel Arcanjo.
No dia 1o. de dezembro de 1.901, foi realizado em São Miguel Arcanjo uma conferência em prol da dissidência. O diretório foi organizado por Arthur Monteiro, ficando assim composto: Pedro Galvão Nogueira, presidente; Luiz Válio, secretário; Antonio José Nogueira, José Ribeiro da Costa Vaz e João Batista Galvão Nogueira, membros. 


PROVISÃO - Estadão maio de 1.903
Foi feita uma provisão do vigário de São Miguel Arcanjo a favor do padre Nicolau Poraggio.


EDUCAÇÃO - Estadão 1.910
A primeira escola do Bairro Faxinal dos Almeidas, em São Miguel Arcanjo, foi criada no ano de 1.910.


ALISTAMENTO MILITAR - Estadão -  23.03.1.910
Da Secretaria de Justiça e da Segurança Pública, expediu-se aviso ao Delegado de São Miguel Arcanjo determinando providências urgentes no sentido de, pelos Inspetores de Quarteirão, serem fornecidas as listas dos respectivos habitantes ao Presidente da Junta do alistamento militar do município, a fim de proceder ao necessário sorteio, conforme determinavam as leis em vigor.

EXONERAÇÃO - Estadão 21.01.1.911
Nesse mês, no município de São Miguel Arcanjo, foi exonerado o Subdelegado de Polícia, Antonio Albino de Souza Nogueira, e o 1o. Suplente do Subdelegado, senhor José César de Noronha.


EDUCAÇÃO - 
O professor José Felinto de Almeida foi professor da 1a. escola de São Miguel Arcanjo, segundo nota de 23.01.1.912, inserida no "Estadão". 


EDUCAÇÃO -
A primeira escola masculina no Bairro do Rincão, em São Miguel Arcanjo, foi criada no ano de 1.913. 

DILIGÊNCIA EM SÃO MIGUEL - Estadão 01.10.1.913.
Ernesto de Magalhães, delegado de polícia de Itapetininga, esteve em diligência a São Miguel Arcanjo, a fim de apurar as causas e descobrir os causadores do conflito do dia 21 deste mês, levando como escrivão José Maria de Carvalho Júnior.
Depuseram mais de 20 pessoas no inquérito. 
Resultaram indícios contra João Terra e dois outros seus companheiros, na luta da qual saiu gravemente ferida uma praça do destacamento e levemente uma mulher e várias pessoas do povo, além de dois outros indiciados.
O soldado que se acha em tratamento na Beneficência de Itapetininga foi considerado livre de perigo.


SUBDELEGADO - Estadão 1.914
Neste ano, em São Miguel Arcanjo, foi exonerado o 2o. Suplente de Subdelegado senhor Antonio Terra e nomeado em seu lugar o senhor Benedito Antonio de Souza.
Também aconteceu, no dia 30.09.1.914, o suicídio de Saturnino de Oliveira Fróes, também conhecido pela alcunha de "SATU". O infeliz deu um tiro de garrucha no ouvido direito, morrendo quase instantaneamente. A nota foi publicada pelo Estadão do dia 06.10.1.914.


MIGUEL DANIEL - Estadão 08.08.1.914
Miguel Daniel, chefe da Colônia Síria de São Miguel Arcanjo, faleceu em agosto de 1.914. Era pai de Narlir Miguel, de Agib, de Lobib e de mais dois filhos menores.


NOMEAÇÕES - Estadão 23.01.1.915
Foram nomeados neste mês, em São Miguel Arcanjo, os suplentes e ajudantes do Procurador da República no Estado de São Paulo: Luiz Valio, 1o. Suplente; Manuel Augusto Borges, 2o. Suplente e José Ribeiro da Costa Vaz, 3o. Suplente.

NOTAS DIVERSAS - Estadão de 29.02.1.915
1. No dia 10 do corrente seguiu para o Bairro do Turvinho o Monsenhor Henrique Volta, vigário da paróquia;
2. O cidadão Edwirges Monteiro atuava como Fiscal da Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo;
3. O Sport Club Quinze de Novembro, de São Miguel, tinha 1o. e 2o. "teams";
4. O professor José Filinto de Almeida era o mordomo da Sociedade de Auxílio aos Morféticos nesse mês. Trabalhou muito para angariar donativos em favor dos infelizes morféticos de São Miguel. 


EDUCAÇÃO - Estadão 1.917:
O professor Alípio de Barros veio da Escola Noturna de Alambari, para a 4a. Escola Diurna de São Miguel Arcanjo.


EDUCAÇÃO - Estadão 18.10.1.919
Francisca Fogaça fora nomeada para dar aulas na Escola Feminina de São Miguel Arcanjo.


SORTEIO/ ESTADÃO
No mês de março de 1.923, o jornal "O Estado de São Paulo" premiou seus assinantes, de acordo com os números da Loteria. Dentre os sorteados, João Caricatti, de São Miguel Arcanjo e o Professor José Gomide de Castro, de Itapetininga, cada um com o valor de 100$000.


EDUCAÇÃO -
Na década de 20, os professores Maria José de Menezes, Anésia Nogueira, Arthur das Chagas Monteiro, Ciro Terra, Benedito Peixoto da Silva, que veio de Ribeirão Branco, Maria José Terra e Aurélia Moreira de barros foram professores da 1a. Escola Feminina ou Masculina das Reunidas de São Miguel Arcanjo.


ESTADÃO -  15.01.1.930
Deu nessa edição que foi construído, em São Miguel Arcanjo, uma antecâmara na frente da estufa de fumo da cidade.

ATOS DO PREFEITO MUNICIPAL - Estadão 19.11.1.930.
1. O senhor Prefeito Municipal de São Miguel Arcanjo, Edwirges Monteiro, resolveu suprimir, até o fim de dezembro próximo futuro, todos os cargos remunerados existentes na Câmara, visto não haver dinheiro nos cofres municipais.
Esses cargos passaram a ser exercidos gratuitamente pelos membros do Governo Provisório do município e seus prepostos;
2. Diversas ruas e praças desta localidade tiveram os nomes mudados, passando a denominar-se Praça Izidoro Lopes, Rua Juarez Távora, Rua Miguel Costa, Praça João Pessoa e Rua Marrey Júnior;
3. Diversos cavalheiros desta cidade, cientes da má situação financeira do município, ofereceram seu auxílio em dinheiro, assinando uma lista aberta pelo sr. Luiz Válio, e destinada a custear as despesas com os exames da escolas municipais.
4. Nessa época, o oficial do Registro Civil chamava-se Sidônio José Gonçalves; o Secretário da Junta de Alistamento Militar era o senhor Camillo José Gonçalves.
5. Na década de 30, as professoras Maria da Paz de Souza e Conceição Lourdes Piedade lecionaram na Escola Mista Rural do Bairro do Turvinho e Francisca Maria Augusta na Escola Mista Rural do Bairro do Rincão. No ano de 1.936, dona Francisca foi substituir Olga César Rosa, na Escola Mista do Bairro Espigão, em Itapetininga.


FRENTE SUL - 1.932
A Frente Sul, por ocasião da Revolução Constitucionalista de 1.932, era formada por localidades tais como: Buri, Capão Bonito, Guapiara, Alemão, Rio das Almas, Taquaral Abaixo, Serraria, São Miguel Arcanjo, Gramadinho e Itapetininga. Foram 84 dias tão tenebrosos quanto gloriosos, e isso foi dito pelo professor Benedito Montenegro, que inclusive participou da revolução, por ocasião de seu discurso durante a realização do 4o. Congresso Pan-Americano de Gastrenterologia, que aconteceu em julho de 1.954.


DELEGADO - Estadão - 1.933
No ano de 1.933, em São Miguel Arcanjo, foi nomeado para o cargo de Delegado de Polícia o senhor Nestor Toledo, sendo, então, exonerado do cargo o senhor Augusto Paulino da Silva.


CEL. JOSÉ CLÁUDIO DE OLIVEIRA - Estadão 09.06.1.935
Faleceu em São Miguel Arcanjo aos 02 de junho de 1.935. Era farmacêutico. Natural de Piracicaba, contava com 71 anos de idade. Casado com Rita Augusta de Oliveira, não tiveram filhos. Criaram e educaram diversos sobrinhos e filhos adotivos, entre os quais os senhores Sebastião de Oliveira Rodil, casado com Wanda Schulz Rodil; José Mariano de Oliveira, casado com Lina Vitale de Oliveira; Aracy de Oliveira Villaça, casada com Alcides Villaça. O extinto era irmão de Rita de Oliveira Canto, casada com Cherubim Leite do Canto, residentes em Piracicaba. Quando residiu em Itapetininga, foi lá vereador e presidente da Câmara.

AGRADECIMENTO - julho/1.936- Estadão
O senhor governador do Estado recebeu do senhor Luiz Valio, presidente da Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo, um ofício de agradecimento por haver sido autorizado o reinício das obras de conclusão da estrada de rodagem São Miguel Arcanjo - Sete Barras.


EXONERAÇÃO - Estadão 09.07.1.938
Nesse mês, foi exonerado do cargo de prefeito da cidade de São Miguel Arcanjo o senhor Edwiges Monteiro.


VISITA DE CORTESIA - Estadão 08.04.1943
O prefeito de São Miguel Arcanjo, Nestor Fogaça, esteve em visita de cortesia ao senhor Interventor Federal, no Palácio, ao lado de Felisbino Vieira, prefeito de Sarapuí. 


JOSÉ GOMIDE DE CASTRO- Estadão 03.09.1.944
De Itapetininga foi enviado ao Interventor Federal o seguinte telegrama: 
- " Em nome da família "Gomide de Castro", tenho a honra de agradecer a V. Exa. a assinatura do decreto número 14.156, de 30 de agosto último, que deu o nome do nosso saudoso pai ao Grupo Escolar de São Miguel Arcanjo.
Atenciosamente,
Rosália Branca de Castro."
obs: ou 14155, pois está ilegível no jornal. 


FUTEBOL - Estadão 08.04.1.945
No último domingo, o Guarani de Ibiuna jogou em São Miguel Arcanjo contra o União Esportivo Sãomiguelense, time local. Jogaram e ganharam ( 4X2) pelo Guarani, Laudelino, João e Pedrinho I, Coraci, Ditinho e José, Juca, Flávio, Bin, Pedrinho II e Feliciano. Pelo União, jogaram: Leopoldo, Ventura e Cícero, Clóvis, Trincheira e Costa, Valdemar, Nê, Brasílio, Romeu e Neco. 


NOMEAÇÃO - Estadão 1.947
Foram nomeados Juízes de Paz, em São Miguel Arcanjo, no mês de abril de 1.947, os senhores Eugênio Marques e Juvenal Fidélis.


NOTAS - Estadão 20.05.1.953
1. Nesse mês, em São Miguel Arcanjo, o Delegado de Polícia local, senhor José Octávio Carneiro da Silva, foi transferido para o município de Pacaembu e de lá veio o novo Delegado, o qual não se publicou o nome.
2. No dia 07 de maio de 1.953 esteve em São Miguel Arcanjo, o Bispo Dom José Carlos de Aguirre, a convite do Padre Francisco Ribeiro e das Irmandades católicas para benzer o altar-mor e a capela-mor da nova Matriz em construção.
3. O cartório de Paz da cidade mudou-se para a Rua Miguel Terra. Esse melhoramento - o prédio fora construído para tal fim - deveu-se em grande parte ao serventuário Benedito Melo Rocha.
4. A professora Eny de Jesus Antunes foi professora no Bairro do Turvinho.


ELEIÇÕES 1.955 - Estadão
Os vereadores mais votados no município de São Miguel Arcanjo, nesse ano, foram: Alcidino França, Aristeu Válio, José França, Geraldo Piedade, Miguel Rodrigues Ferreira e Wadih Miguel Hakim.


CULTURA DO RAMI - Estadão 14.07.1.956
Uma variedade de rami chamada "murakam" era cultivada nos municípios de São Miguel Arcanjo e Sete Barras.


JULGAMENTO - Estadão 29.11.1958
No dia 29 de novembro de 1.958, foi chamado a julgamento Benedito Antonio de Deus, que no dia 30 de abril desse mesmo ano, em São Miguel Arcanjo, assassinou José de Lima Guimarães, que deixou ao desamparo a esposa Maria Guimarães e filhos.
O conselho de sentença aplicou ao réu a pena de 3 anos de reclusão.  


COLETORIA - Estadão 16.08.1.958
A Coletoria Federal de São Miguel Arcanjo foi instalada no início do primeiro semestre do ano de 1.958. O ato oficial foi presidido pelo senhor José Ulisses de Amorim Garcia.

JURI EM ITAPETININGA - Estadão 30.08.1.959.
Foram levados a julgamento, na 3a. reunião periódica do Juri de Itapetininga, os irmãos José e Antonio Caetano Nunes, acusados de haverem tentado contra a vida de Alceu Ferreira de Sousa, produzindo-lhe lesões leves.
A vítima, em 26 de março de 1.959, a mando do proprietário da Fazenda "Atlântida", em São Miguel Arcanjo, entrou com m trator no terreiro dos réus, com o propósito de forçá-los a abandonar a gleba que possuíam na Fazenda.
Os trabalhos foram presididos pelo Juiz Vicente Mastrocola, representando o Ministério Público, o sr. Oton Orlandini de Matos. 
Foi defensor dos réus o sr. João Batista de Macedo Mendes.
Antonio Caetano Nunes foi absolvido por 6 votos contra 1 e seu irmão José, por unanimidade.

NASCIMENTO - Estadão 15.03.1.960
Nasceu o menino José Eduardo, filho de Milton Theodoro Guimarães e Maria Aparecida França Guimarães.


FESTA NO GRUPO ESCOLAR - Estadão 22.12.1.960.
No Grupo Escolar "José Gomide de Castro", foi realizada a tradicional festa de fim de ano. O programa constou da entrega de diplomas aos alunos do 4o. ano, declamação e representação teatral. Pronunciou um discurso a professora Elvira de Oliveira Leitão, diretora daquele estabelecimento de ensino.


IMAGEM PEREGRINA DE FÁTIMA - Estadão 08.03.1962 
Em março de 1.962, São Miguel Arcanjo recebeu a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que nessa época peregrinou pelos municípios de Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Itapetininga, Capão Bonito, Buri, Itapeva, Ribeirão Branco, Itararé, Itaporanga, Ribeirão Vermelho, Itaberá, Taquaritinga, Itaí, Paranapanema, Angatuba, Guareí, Tatuí, Cesário Lange, Porangaba, Conchas, Pereiras, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Boituva, Porto Feliz, Araçoiaba da Serra, Sarapuí e Salto de Pirapora.

BANDAS FESTEJAM PADROEIRA - Estadão 19.11.1.967.
Do correspondente: serão iniciadas hoje, às 10 horas, em São Miguel Arcanjo, as festividades em louvor de Santa Cecília, padroeira dos músicos, durante as quais haverá encontro regional de bandas de música.
Foram convidados para os festejos, patrocinados pela Corporação Musical Sãomiguelense, as seguintes corporações musicais: Banda Lira de Itapetininga, Lira "Congregação Mariana", de Capão Bonito, Lira Pilarense, de Pilar do Sul, Corporação Musical Saltense, de Pirapora, Corporação Musical de Sete Barras e Corporação Musical Guareiense, de Guareí.
A Comissão de Recepção é presidida pelo sr. José Alexandre e constituída dos seguintes membros: Aníbal Coelho de Góes, Tomás de Souza, José Lara, Gentil de Souza e Francisco Mariano Leite. 

ELEITORES - Estadão 1.968.
No ano de 1.968, São Miguel possuía 3.565 eleitores e, junto com Itapetininga e Sarapuí, compreendia a 52a. Zona Eleitoral.


BIBLIOTECA - Estadão - 22.09.1.971.
O prefeito de São Miguel Arcanjo, Alcidino França, inaugurou recentemente a Biblioteca Municipal e a segunda caixa d`água, esta situada no ponto mais elevado da cidade. 
A Biblioteca funciona em dependência do prédio da Prefeitura e deverá receber a denominação de "José Monteiro de Carvalho", o primeiro professor de São Miguel Arcanjo.


NATUREZA INSPIRA FESTA - Estadão 10.06.1.989.
Realiza-se o 1o. Festival de Música Ecológica de São Miguel Arcanjo. As eliminatórias foram realizadas no dia 29 de julho e 12 de agosto de 1.989 no Clube Recreativo local. As inscrições foram recebidas pela Casa da Agricultura local. O tema teria que estar ligado à natureza.