domingo, 20 de abril de 2014

INAUGURAÇÃO DA VILA VICENTINA






















Foi neste exemplar de número 216, ano II, do jornal "Diário de Itapetininga", à época sob a direção de Galvão Júnior, que fomos encontrar o histórico sobre a inauguração da Vila Vicentina, em São Miguel Arcanjo.
Assim expressou-se o correspondente ao enviar a nota para o referido jornal:

"Com o comparecimento de grande número de pessoas religiosas e precedidos da Corporação Musical Sãomiguelense, deu-se no dia 09 de abril (1950) p. findo, nesta cidade, a inauguração da Vila Vicentina, obra especial da Sociedade São Vicente de Paula local.
Nessa ocasião, houve solene missa campal oficiada pelo reverendíssimo padre João Júlio Saavedra que pronunciou substancioso sermão alusivo ao ato.
A entrega das chaves às primeiras famílias abrigadas foi feita pelo sr. Nestor Fogaça, DD. Prefeito Municipal, tendo usado da palavra, nessa ocasião, o sr. Lauro Orlando de Oliveira, M.D. Secretário da Conferência Nossa Senhora das Graças, que, num improviso feliz e de rara eloquência, fez um relato vivo, exaltando a vida e a obra do imortal Frederico Ozanan, fundador da Primeira Conferência Vicentina do mundo.
Ao encerrar as solenidades, fez ainda uso da palavra o nosso estimado vigário reverendíssimo padre Francisco Ribeiro.
É, pois, com imensa satisfação que registramos o acontecimento, porque, com a inauguração da Vila Vicentina ficou resolvido um dos mais premente problema social, qual seja, o de abrigar-se inúmeras famílias pobres que até então viviam quase no abandono, isto é, sem um teto amigo para se abrigarem".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário