segunda-feira, 23 de julho de 2012

JOÃO ALFREDO LEME BRISOLLA.


Chamava-se João Alfredo Leme Brisolla o primeiro zelador da segunda capela dedicada a São Miguel Arcanjo, aqui construída. 
Conforme pesquisas, consta que alguém quis tirá-lo do cargo, como demonstra uma carta publicada no "Estadão", edição de 01 de abril de 1.886.
O título: 
"SÃO MIGUEL ARCANJO DA FAZENDA VELHA"

"Senhor Redator:
O zelo, cuidado e assiduidade desenvolvidos pelo senhor João Alfredo Leme Brisolla como zelador da igreja desta freguesia e de seu patrimônio, excitaram o desgosto de alguém que, julgando-se ofendido em seu amor próprio, senão em sua desenfreada ambição, procura promover um abaixo - assinado com endereço a V. Exma. Rvdma., pedindo a exoneração do digno zelador da igreja.
Não se sabe com que fundamento é feito esse pedido de exoneração; sabe-se, porém, que coisa semelhante foi dirigida ao muito reverendo vigário de Itapetininga, que a desprezou, porque esse digno sacerdote conhece de perto o zelador da igreja desta freguesia, e sabe que tem cumprido escrupulosamente com seus deveres.
Sabe-se mais que esse alguém, para obter assinaturas daqueles que não sabem ler, serve-se de um meio bem engenhoso: diz que o abaixo-assinado é para pedir um padre para esta freguesia.
Algumas pessoas, depois de haverem autorizado o assentamento de seus nomes, sabendo que era contra o senhor João Alfredo, o mandaram riscar, por conhecerem o seu caráter e honestidade.
O exposto é bastante para a Exma. Rvdma. avaliar de mérito ou desmérito da tal representação ou abaixo-assinado".

"a) JUSTUS."

Quem seria este Justus?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário