sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BAIRRO DO POCINHO

Antigamente era chamado Bairro dos Pedricos, e por esse motivo tem como padroeiro São Pedro.
Localizado a 22 quilômetros da sede do município de São Miguel Arcanjo, em uma das suas áreas mais privilegiada, muito perto das divisas com o município de Capão Bonito, região que já detém asfaltamento em quase todas as suas vicinais, com estradas de terra bem conservadas, logo, logo, Pocinho encostará em seu vizinho Gramadão, bairro com quem faz divisa, juntamente com os bairros Turvo dos Hilários, Capão Rico e Turvo dos Almeidas.
Foi Abílio Pereira de Almeida que, no ano de 1.958, buscando satisfazer uma grande aspiração, resolveu lotear suas terras, cuja área se fazia ideal à formação concreta da sua nobre intenção, isto é, tornar seu bairro cada vez mais desenvolvido. A preço de banana, na época.
O terreno em que foi construída a capela de São Pedro, a praça e a escola foi por ele doado, independente de qualquer transação. 
No ano de 1.928, Antonieta Terra é quem lecionava para os meninos do Bairro. 
Outra professora que lecionou no bairro foi Leonice Santiago.
No dia 26 de agosto de 1.972, o Bispo Dom José Melhado de Campos visitou o Bairro.
Na década de 80, o artista mais famoso do Bairro chamava-se "Cigano".
Hoje, o bairro deve seu progresso e desenvolvimento também a famílias tais como: Markis, Tomazeto, Losk, Agoreta e Biachim, todas italianas e inclinadas a lavouras diversas, principalmente, hortifrutigranjeiros: uva Itália, Niagara e Rubi e a cultura do caqui e do maracujá.
As principais ruas do Bairro: Rua Pedro Nunes de Almeida, Rua Bento Júlio de Almeida, Rua Nestor Fogaça, Rua Emílio Francisco, Rua Cônego Francisco Ribeiro, Rua Vicente Bernardo e Rua Bento Manoel.
A foto a seguir é do imóvel onde funcionava o Posto de Saúde no Bairro.




NOTÍCIAS DE 1.989 NO JORNAL "A HORA":

Social
Os jovens do Pocinho estão preparando o VI Festival de Música Sertaneja e Popular do Bairro, que se realizará no próximo dia 20 de maio.
Os cantores - duplas ou não - que quiserem participar poderão fazer inscrição com um responsável no lugar onde se encontra o programa do festival ou com o Edmilson no Bairro do Pocinho até o dia 18 de maio. Para as inscrições deverá ser pago uma taxa de NC$ 2,00.

Aconteceu
No último dia 23 o encontro de jovens da Cojup- Comunidade de Jovens Unidos do Bairro do Pocinho - com os integrantes da Cojug - Comunidade de Jovens do Gramadão.
O encontro durou o dia todo e foi animado por 2 casais vindos de Sorocaba.
O tema foi: "O diálogo dos pais com os jovens".

Esporte
O time "Três Estrelas Futebol Clube", do Bairro do Pocinho, comunica aos dirigentes de outros clubes que já podem marcar jogos no bairro.
O campo de futebol que passou por uma recente reforma se encontra em ótimas condições.

Saúde
O Posto de Saúde local desde o dia 12 está atendendo senhoras que necessitam fazer o exame de prevenção do câncer.
Com isso, os agentes de saúde pensam em atingir um grande número de mulheres que por dificuldade de ir até a cidade adiaram o exame durante todo o ano.

Educação
Esse ano, a pré escola conta com uma professora que mora no Bairro.
É a professora Gislene C. M. Vieira.
A pré escola conta com 20 alunos.
Um dos mais queridos moradores do Bairro, Nelson Soares, que jamais poupou esforços para reivindicar, durante o ano de 1.990 perturbou a administração com reclamações sobre a existência de uma valeta muito profunda ocasionada por erosão na rua que dava acesso ao Bairro do Gramadão.
A valeta constituía perigo de ocasionar um acidente automobilístico ou mesmo a qualquer transeunte em noites escuras. 
Outra reclamação de Nelson era sobre o Posto Assistencial de Saúde que fechava na hora do almoço dos funcionários. 
Muitas pessoas ficavam ali na praça e nos bares dos arredores à espera da volta do almoço; havia muito atraso também. 
O Posto de Medicamentos do bairro foi comandado na década de 90 pelo ex-expedicionário José Expedito Machado, o popular Bem.
O bairro possui água encanada, energia elétrica, ruas bem traçadas, casas comerciais bem sortidas, bares e campo de esportes.
Há violência também como em todos os Bairros. Em 1.996, a viticultora Regiane Isabel Braz, proprietária do Sítio Cachoeira, foi enganada por pretensos compradores dos seus produtos.
No ano de 2.000, o bairro possuía 682 eleitores.

Religião
Igreja do bairro, num recorte de jornal - foto pertencente a Miguel França de Mattos.

 
















 













ESTUDANTES DO BAIRRO NUM PASSEIO MEMORÁVEL


Vale lembrar que o projeto de lei que denominou a escola do bairro com o nome de "Fermino Mendes da Silva", de número 0071 / 1986, foi executado pelo saudoso deputado Walter Mendes e se transformou na lei 5.305, de 18 de setembro de 1986.
Veja abaixo:
LEI N. 5.305, DE 18 DE SETEMBRO DE 1986
Dá a denominação de "Fermino Mendes da Silva" à Escola Estadual de 1.º Grau (Agrupada) do Bairro do Pocinho, em São Miguel Arcanjo. 
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei: 
Artigo 1.º - Passa a denominar-se "Fermino Mendes da Silva" a Escola Estadual de 1.º Grau (Agrupada) do Bairro do Pocinho, em São Miguel Arcanjo. 
Artigo 2.º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação. 
Palácio dos Bandeirantes, 18 de setembro de 1986. 
FRANCO MONTORO 
José Aristodemo Pinotti
Secretário da Educação 
Luiz Carlos Bresser Pereira
Secretário do Governo 
Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 18 de setembro de 1986.

NOTA POLICIAL DE 2.006
Do extinto jornal SMA NEWS. 


De 28 de setembro de 2006, recorte transcrito do extinto jornal "A Hora de São Miguel Arcanjo": trata-se do agradecimento feito por Nelson Soares, como representante do bairro, a candidatos às eleições pelo município de São Miguel Arcanjo. Assim:


No dia 30 de abril de 2.012, uma pessoa que na certa reside no Bairro, chamada Dani, enviou o seguinte e-mail para a administradora deste Blog:

" tá faltando muitas informações sobre os ilustres moradores do bairro do Pocinho, um lugar maravilhoso com muitas histórias e pessoas maravilhosas que cresceram junto com esse maravilhoso lugar. Pessoas para serem lembradas, são o Seu Cornélio (falecido) e a Dona Marina, que sempre pensaram nas melhorias que poderiam fazer no bairro". 

Resposta: A emitente não deu o sobrenome dessas pessoas e nem argumentou sobre as ações realizadas por elas. Também não se qualificou.

6 comentários:

  1. tá faltando muitas informações sobre os ilustres moradores do bairro do Pocinho, um lugar maravilhoso com muitas histórias e pessoas maravilhosas que cresceram junto com esse maravilhoso lugar. Pessoas para serem lembradas, são o Seu Cornélio (falecido) e a Dona Marina, que sempre pensaram nas melhorias que poderiam fazer no bairro

    ResponderExcluir
  2. Tem muita coisa faltando na história do bairro do Pocinho,inclusive o nome da escola q não deveria ser fermino Mendes da Silva e sim Abílio Paulinho de Almeida ele sim merecia ter colocado o nome dele!

    ResponderExcluir
  3. Tem muita coisa faltando na história do bairro do Pocinho,inclusive o nome da escola q não deveria ser fermino Mendes da Silva e sim Abílio Paulinho de Almeida ele sim merecia ter colocado o nome dele!

    ResponderExcluir
  4. O bairro esta aumentando sua população, falta policiamento, lombadas, e uma ambulância para emergência. E digo mais:aki no nosso bairro existem pessoas idosas acima de 60 anos, as quais nem sempre tem dinheiro pra pagar suas passagens, p ir a cidade,pelo que sei é lei no país idosos acima de 60 anos nao precisam pagar passagem, muitos desses idosos as vezes nao tem dinheiro e aki na nossa cidade é cobrada passagem.sr.prefeito dê esse direito aos nossos velhinhos,porem muitos que fizeram história, ja se foram e nos deixaram legados jamais esquecidos e outros ainda em vida Precisamos de mais atenção e colaboração com nosso querido bairro. Muito obrigado povo amado do meu POCINHO

    ResponderExcluir
  5. Esqueceram de comentar a respeito do meu querido e saudoso avô Laurindo Mendes da Silva ( conhecido como Laurindo soldado ),que também contribuiu com o progresso do bairro...

    ResponderExcluir