sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BAIRRO DO RETIRO


Situado a apenas doze quilômetros da sede do município de São Miguel Arcanjo, e bem próximo da Fazenda Estiva, o bairro tem Nossa Senhora de Fátima como a padroeira dos retirenses.

Antes, muito antes, chamava-se Retiro do Guarupis. 
Pessoa bastante conhecida que lá nasceu em 8 de setembro de 1.894, foi Benedito Nunes Ratto, filho do casal Roque e Roberta Nunes Ratto, que se casou com Francelina Ferreira com quem teve os filhos Elena, Benedita, Otacílio, José, Roque, Francisco, Maurina, Rute, Neuza, Aparecida, e foi um dos últimos tropeiros da região. Devoto de São Miguel, era esse Irmão do Santíssimo quem liderava o corte de palmeiras na comemoração da Semana Santa.
Também de lá, o casal Antonio Alves da Costa e Maria do Rozario, pais de João Alves dos Santos, todos eles lavradores. João Alves dos Santos nasceu em 1.890; viúvo, aos 41 anos de idade, casou-se com Maria José dos Santos, que era do Bairro da Santa Cruz, em 1.931.  

Nos anos 40 haviam muitas carvoarias no Bairro. 

Os proprietários dessas carvoarias eram: João de Almeida Monteiro, Virgílio Carlos Noronha, Juvenal de Souza, Jorge Alves Seabra, Antonio Gomes Fogaça, Reinaldo Fogaça e Isaltino A. Camargo.
Foram os irmãos Joaquim Nunes Vieira e Paulino quem construíram a primeira capela em terreno doado por Primo Nalesso. A imagem foi recebida das mãos do padre Francisco Ribeiro que no ano de 1.957 ali rezou a primeira missa.
Referida imagem já vinha peregrinando pelos bairros desde 1.950, tão logo o padre Francisco chegara à Paróquia. E fora prometida ao bairro que conseguisse a maior arrecadação para a nova Matriz da cidade, o que aconteceu graças aos esforços desmedidos dos irmãos Nunes Vieira.
Por diversos anos, a capelã Maria Augusta zelou da capela, só que acabou ficando doente e afastou-se do compromisso. 
A capela fechou-se temporariamente, até que em 1.979, através da neta Rosa, os fiéis retornaram aos cultos.
Pela lei 253, de 30 de junho de 1.962 foi criada a Escola Rural Municipal e o cargo de professor, com remuneração anual de 120 mil cruzeiros. 



No dia 25 de maio de 1.988, a imagem de Nossa Senhora Aparecida visitou o bairro e reanimou os católicos que decidiram construir uma capela maior para a comunidade que em 1.999 e 2.000 recebeu a visita de Dom Gorgônio, o Bispo.
José Gomes Fogaça teve lá seu botequim, pelo qual pagava impostos.
O convênio para a perenização asfáltica da estrada vicinal da sede do município para o bairro foi assinado em 12 de setembro de 1.991. 
O senhor Amadeu Nunes Vieira, agricultor e pecuarista, conhecido como Amadeu Caetano, tem lá o seu sítio "Nossa Senhora Aparecida", com uma área de 148 alqueires, onde, além de outras criações, também possui um rebanho de gado do gênero bubalus, quer dizer, búfalos. Aproximadamente 100 cabeças produziam no ano de 2.004, cerca de 160 litros de leite por dia, os quais eram entregues no laticínio de São Miguel Arcanjo. 
No ano de 2.004, alunos da Escola Rural "Joaquim Nunes Vieira" estiveram visitando o Asilo São Vicente de Paulo, na cidade, levando na bagagem alimentos, muita disposição, alegria, descontração e até fizeram algumas homenagens para os internos.
O jornal "A Hora" do dia 26 de junho de 2.004 noticiou o fato e publicou as fotos dos meninos. Para a posteridade.






O Bairro também foi notícia no ano de 2.006, quando lá se criou uma Biblioteca Comunitária.
Na revista "Acontece", a matéria. Clique sobre a imagem para ler.








NOTA POLICIAL
A Polícia Militar cumpriu mandado de prisão decretada em 21 de maio de 2.012, pela justiça de São Miguel Arcanjo, contra Vladimir Duarte de 29 anos.

Ele foi acusado e condenado a cumprir 7 anos de prisão, por infringir o artigo 214 do Código Penal (atentado violento ao pudor). Os policiais localizaram o sentenciado terça-feira à tarde (26/06), no Bairro Retiro, em São Miguel Arcanjo.

Vladimir foi levado para a Delegacia de Polícia da cidade. Posteriormente ele foi encaminhado para uma Cadeia da Região.
Fonte: 
Blog do Toni Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário