sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

BAIRRO DO RINCÃO.

O Rio Subaé, cuja nomenclatura nem os moradores conhecem, banha as terras mais férteis do Bairro do Rincão.
Consta que os primeiros eleitores do Bairro do Rincão, situado no município de São Miguel Arcanjo, foram:
Antonio Mariano de Oliveira Fróes, que contava 60 anos de idade quando foi cadastrado;
Antonio Lopes da Silva, com 25 anos;
Antonio Nunes de Oliveira, com 26 anos;
Caetano Nunes Vieira, com 45 anos;
Clementino Marques de Oliveira, com 31 anos;
Elias Gonçalves do Amaral, com 34 anos;
João Lopes Ferreira, com 73 anos;
José Nunes Vieira de Souza, com 48 anos;
José Alves Pereira, com 50 anos;
Isaias Nunes Vieira, com 28 anos;
Luis Gonçalves, com 35 anos.

(Esta lista foi localizada pela pesquisadora Luiza Valio em Itapetininga, na época em que o arquivo da Câmara de Vereadores se achava em organização sob coordenação de José Luiz Holtz, o "Grilo"). 
O Bairro fazia parte, naquela época (início de 1.880), do Décimo Quarteirão.
Nossa Senhora das Dores é a padroeira do Bairro que teve como primeiros moradores os Nunes Vieira ou Caetanos. 
A imagem da santa que enfeita a capela foi doada pelo Cônego Francisco Ribeiro.
Em 1.915, mais ou menos, um senhor morreu a caminho da roça; era o pai de Polecena Vaz. Uma cruz postada no caminho em homenagem ao falecido e onde o povo se reunia todo dia 03 de maio para rezar terços, fincar mastro com bandeira e até soltar fogos de artifício é que deu origem à primeira capela do bairro. Idealizada pelo Capelão Felício Machado em 1.939, foi imprescindível a ajuda do irmão Antonio Rafael e dos demais fiéis.
Com o tempo, a capela se tornou mínima, não acolhia mais todos os católicos do Bairro. 
No ano de 1.954, incentivado pelo padre Francisco Ribeiro, que chegou depois que o padre Humberto Ghizzi foi embora, um morador, Pedro Mariano Machado, decidiu tomar a frente de um movimento de arrecadação de incentivos para a construção de uma capela maior. 
Com a doação do terreno feita por Santino Machado no final da década de 50, já no dia 02 de outubro de 1.960 estava pronta e foi então inaugurada.
Os quadros da Via Sacra foram doados pelo padre Francisco Ribeiro. As rezas da Via Sacra foram ensinadas aos fiéis por João Quiles.
No mês de setembro de 1.984 realizou-se pela primeira vez a festa da padroeira do Bairro, Nossa Senhora das Dores, cuja imagem também fora presente do querido padre. Em 1.979 houve até crisma com a presença do Bispo de Sorocaba, Dom Amauri Castanho.
Foi nessa igreja que o padre Francisco Ribeiro rezou sua última missa na vida em 26 de fevereiro de 1.982, pois faleceu aos 03 de março de 1.982. 
No dia 05 de maio de 1.982, o Padre Paulo César Ferreira fez sua primeira missa na comunidade, ele que substituía o padre Francisco Ribeiro. Nomeada por ele, Inez Gonçalves foi encarregada de lavrar em ata a história da Comunidade, com testemunhos de José R. Alves, João R. Alves, Laurinda Maria, Elias Teodoro Cavalheiro, Joaquim Nascimento Nunes, Paulo Machado e Laurinda Demétrio Machado.
No ano de 1.984, no mês de setembro, realizou-se a primeira festa em homenagem à Santa Padroeira. 
No ano de 1.923, a escola do bairro funcionava numa sala alugada de José Ignácio Celestiano. Era a Escola Masculina do Bairro do Rincão e seu primeiro professor chamava-se Antonio do Amaral Arruda, conforme se insere do jornal "Tribuna Popular" de Itapetininga, edição de 14 de janeiro de 1.923.

UM CASO BEM CURIOSO
Um caso curioso do bairro diz que Vicente Demétrio, na década de 50, lançou-se como candidato a vereador. Só teve um voto e o povo questionava: seria o voto dele ou da esposa dele?

COMERCIANTES:
Teve lá um armazém de secos e molhados, o João Ferreira.
Também pagavam impostos no Bairro os senhores Wladimir Mariano de Campos e Roque Pinheiro como compradores de gado.
A economia local atualmente está baseada no eucalipto, no milho e na viticultura.

RELIGIÃO
No ano de 1.999, o Bairro recebeu a visita do Bispo Diocesano Dom Gorgônio.
No ano 2.000, os Ministros que trabalhavam na igreja eram Cláudio e Terezinha. As catequistas: Clara e Inez; Maria Joana era da Pastoral do Batismo e Antonia da Pastoral do Dízimo.

A ASSOCIAÇÃO
No ano de 2.002, alguns moradores se reuniram para montar a Associação de Moradores. 
Pessoas como Amador Ribeiro, Brás, Inês, Maria Joana, Elena, Rose,Vicente, Rubens, Lourdes, Antonio Carlos, Paulo Sérgio, Santino, Amadeu, etc. fizeram parte da mesma.
A Ata de fundação e os Estatutos da Associação foram confeccionados por Luiza Válio com apoio de Maria Perpétua Nogueira. 
No ano de 2.003, a entidade já aparecia na imprensa local mostrando sua autonomia e a plena cidadania, inclusive trabalhando em conjunto com a Prefeitura local na solução dos seus problemas. A Associação não foi em frente. Politiqueiros de plantão ceifaram-na. 
Cidadãos moradores no Bairro que merecem consideração: João Mariano Machado, Miguel e Vicente Ferreira, Nadir Ribeiro, Agenor Demétrio Gomes, João Martins Ferreira, José e João Rodrigues Alves, Laurinda Maria, Joaquina Nascimento Nunes, Paulo Machado, Laurinda Demétrio, Amadeu Nunes Vieira, Elias Teodoro Cavalheiro, João Ferreira, Geraldo de Almeida, Inês Gonçalves, José Teles Ferreira da Silva, Rozendo Pereira, Sidney Vieira, Gabriel Saturnino, Rosilda Domingues, Leandro Sampaio, Braz Cavalheiro, Marciano da Silva, Maria Joana Nunes Ferreira que, inclusive, fundou o Clube de Mães, num trabalho social maravilhoso, etc.

OS BÚFALOS
O Sítio Nossa Senhora Aparecida, de Amadeu Nunes Vieira, com área de 148 alqueires possui criação de búfalos. Seu filho, Amadeu Filho, é Técnico Agrícola desde 1.990. Casado, foi candidato a vereador em 1.996 sob no. 11.610, mas não foi eleito.

VIOLÊNCIA
Em maio de 2.002, meliantes levaram o trator de Vicente Ferreira. Faziam parte da quadrilha um tal de ‘Chicória’, residente no Haras Novo Mossoró, no Rio Acima; um tal de ‘Feio’, residente no Haras Boa Vista, em Abaitinga, Jairo Gomes, que era segurança no recinto de festas e salão de bailes no Turvinho, e um tal de ‘Naldinho’, residente na Chácara Primavera, no Rio Acima. No mês de março, lá já haviam roubado o trator de Jaime Fioreta.

ARTISTAS DO BAIRRO
Rincão foi berço do poeta João Mariano Machado, nascido lá em 1.938, que descobriu que era poeta aos 19 anos. 
Muitos dos seus poemas foram musicados pela dupla ‘Pé de Cedro e Zé das Flores’, artistas exclusivos da PRD-9 – Rádio Difusora de Itapetininga.
Zé das Flores era o apelido de Miguel Ferreira, que inclusive prefaciou o livreto de João,  ‘Viagem a Iguape - Romeiros e Milagres do Bom Jesus’, impresso pela Tipografia São Miguel, à Rua Governador Pedro de Toledo, 375, contando da história de uns romeiros que foram pagar promessas.
Desse livreto, uns versinhos:
"Três léguas já andadas,
e ainda na imensidão,
os nossos olhos enxergavam
lá bem longe no horizonte
o nosso querido Rincão’...
‘Com fé e sempre animado,
nóis ia cortando chão,
e às cinco horas da tarde
chegamos na Barra do Ribeirão,
só sentindo a doce saudade
do entardecer do Rincão..."

Leia abaixo a matéria de Luiza Válio sobre os artistas do bairro:



No mês de maio de 2.000, João Quirino Vieira enviou para o "Estadão" matéria que foi intitulada "Órfãos com sorte", e que o jornal publicou na seção Retratos Rurais, edição de 17.05.00, assim:
"Não foi a primeira vez que a filha de João Quirino Vieira, da Fazenda MG do Rincão, em São Miguel Arcanjo, "adotou" filhotes de javali. Conforme conta Vieira, a mãe dos animaizinhos morreu ao parir e sua filha, apelidada de Nega, passou a cuidar deles."
João Quirino mandou até foto da menina. 

REFERÊNCIA AO TRANSPORTE DE ALUNOS - 2002

 























GENTE DO BAIRRO - fotos do acervo de Luiza Válio- 2.002/2.003.































Um comentário:

  1. Linda história! Pertenço ao bairro desde 2014. Encontrei no Rincão, um lugar de paz e amor para minha família.

    ResponderExcluir