quarta-feira, 20 de junho de 2012

O PRIMEIRO MUSEU DA CIDADE


O primeiro museu da cidade surgiu com o primeiro Grupo Escolar. 

Funcionava numa das salas 
da Escola e, no ano de 1.937, segundo o aluno Farid José, da terceira série, possuía coisas interessantes, entre elas: 18 exemplares de pedras tiradas das terras do município, uns caranguejos e duas conchinhas, uma pequena quantidade de mica, um casal de escorpiões conservados em álcool dentro de um vidro, uma bala de canhão descarregada, uma coleção de cartõezinhos representando as bandeiras dos Estados do Brasil e um corpo humano em cartão suspenso na parede representando os músculos, as veias e os ossos do nosso corpo. 


Com o tempo, esses materiais foram desaparecendo. 

Ninguém mais se interessou em cultivar ou ampliar o museu, nem nas escolas e nem em todo o município. 

Só muito mais tarde, no ano de 1.989, em que houve uma grande comemoração pelo centenário da emancipação político-administrativa do município, que a Prefeitura Municipal inaugurou um novo museu. 

Todavia, desde o prédio e tudo o que lá esteve exposto durante algum tempo pertencia à professora Maria Perpétua Nogueira de Almeida. 

A Prefeitura jamais voltou ao prédio nem para visitar ou apoiar o projeto da professora que só no ano de 1.999, contando com a ajuda de outra professora, Luiza Válio, teve elaborados os seus estatutos e registrados no Cartório de Registro de Itapetininga, passando a chamar-se Associação Casa do Sertanista de São Miguel Arcanjo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário