domingo, 27 de abril de 2014

O ALCATRÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO

((( Alcatrão Vegetal
"Há tempos os srs. José Assad & Filhos presentearam-nos com cerca de 10 litros de alcatrão vegetal, producto de sua fabrica nesta cidade e que está sendo largamente usado para diversos fins.
Extrahido do nó de pinho, por um processo especial de sua invenção, dá um liquido negro e consistente, de um cheiro agradavel e insoluvel na agua. 
Segundo as analyses ja feitas contem elle cerca de 35% de creosoto, alem de outros componentes como sejam o iodo e certos acidos ainda não completamente reconhecidos.
Dessa amostra que recebemos e distribuimos, resultados surprehendentes tem sido observados na cura de feridas antigas e de mau carater, que cicatrisam com apenas duas applicações do alcatrão.
Para a cura de bernes do gado com uma applicação apenas ficam exterminados os vermes e em poucos dias a pelle e os pellos tornam-se lustrosos, desapparecendo os vestigios do mal. Para a saude do gado é inqualificavel o resultado obtido: - É bastante collocar no côcho 1/2 litro do alcatrão com algumas latas de agua, que se agitará bem. O gado, bebendo desta agua póde abster-se do sal com vantagem porque dá-lhe saude, provocando fome devoradora.
Para preservação da madeira, o alcatrão vegetal de que fallamos não tem igual. 
Não só preserva dos carunchos, dando um lustre bellissimo como é especial para a parte que vai à terra, que nunca apodrecerá.
Pedimos desculpas aos srs. José Assad & Filhos si somente agora publicamos estas linhas, pois queriamos primeiramente ficar inteirados dos resultados a que submetemos o producto."
)))))))

-Transcrito do extinto jornal "O Progresso", dia 30 de agosto de 1.931; tal como foi escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário