segunda-feira, 25 de junho de 2012

O FUMO DE SÃO MIGUEL ARCANJO, SEGUNDO ALUÍSIO DE ALMEIDA.


O Monsenhor Luiz Castanho de Almeida nasceu aos 06 de novembro de 1.904 em Guareí e foi ordenado padre em 08 de maio de 1.927 pelo Bispo Dom Aguirre. Mas foi como historiador que deixou sua marca indelével de escritor/pesquisador principalmente de eventos pelo interior de São Paulo.Faleceu no dia 28 de fevereiro de 1.981.
Em nossas pesquisas sobre São Miguel Arcanjo junto ao acervo do "Estadão", chegamos a um texto escrito por ele na edição do dia 06 de abril de 1.947, intitulado:

"MESTRES FUMEIROS"

"Em São Miguel Arcanjo, além Itapetininga e, hoje, à beira da estrada de rodagem São Paulo - Curitiba, a cultura do fumo foi introduzida pelos seus primeiros povoadores, aí por volta de 1.840.
Eles eram em grande parte originários do Sul de Minas, uns e outros paulistas das fronteiras com Minas, parentes do fundador Tenente Urias, os Nogueiras, os Terras, os Galvão, os Ribeiros e Carvalho, estes de São João del Rey, descendentes de uma das três famílias ilhoas.
Os netos desses povoadores contam que os sulmineiros trouxeram da terra os seus métodos e, tudo o indica, as primeiras sementes de fumo maependi, de Baependi, o município mineiro que desde o século 18 repartia com o de São Sebastião, paulista, a honra de produzir o melhor fumo.
Se um dia o leitor escrever um romance histórico do século 18, pode por na boca de seus personagens uma cachimbada de maependi e um cigarro de fumo da Ilha.
A Ilha é de São Sebastião, mas o fumo é do Continente: uma figura de retórica nos domínios do tabaco.
São Miguel Arcanjo, e muito menos Itapetininga, não eram sertões desconhecidos há um século. E, pois, já conheciam outra variedade de fumo, a que chamavam ituano, na falta de outra indicação.
Essa questão de onomatologia é uma encrenca.
É possível que não haja fumo ituano, ou deles não saibam os "fidelíssimos".
Mas em São Miguel Arcanjo, fumo que não é maependi, é ituano.
Ainda hoje.
Bem sabemos haver por aí muitas variedades, fruto do saber de experiências, feito Brasil-Bahia, Sumatra, Herzegoviana, Sansum, Porsucian, e não muito popularizadas, mas não escrevemos para botânicos e agrônomos e, sim, assinalamos os costumes mais usuais.
E muitas vezes os nomes de Rio das Pedras e Tietê não indicam mais que uma variedade de técnicas, de terras, etc.
Os fumadores que se prezavam, antigamente, e talvez até hoje, davam a vida por um goiano legítimo ou um baiano.
Diziam guiano, como os bandeirantes diziam guaianos.
A esta vaga de populações em êxodo para o Sul de São Paulo corresponde, pelos meados do século e na guerra do Paraguai, uma outra de mineiros e paulistas dos limites, na Camanducaia, todos alcunhados de braganceiros.
O fumo de Bragança Paulista é, ainda, apreciado.
Tudo leva a crer que as técnicas do plantio e fabrico fossem os tradicionais do sul de Minas, por base Baependi.
Enfim, outra vaga será exagero, mas outros indivíduos mineiros abandonavam suas terras exaustas e vinham vindo para os sertões de Piracicaba.
Aí, em bairro que depois se fez o município de Rio das Pedras, surgiu a indústria do fumo hoje estimado.
Eram sertões, em parte, mas povoados de ituanos, entre outros, pois já se conhecia a técnica, digamos, paulista.
Pessoa de toda confiança julga, porém, que no início os fumeiros de Rio das Pedras eram pobres sitiantes que aproveitavam a feracidade das terras (de pedra de fogo e barro preto) para fumarem sem comprar.
Os colonos italianos, que vieram com a marcha do café, perceberam o lucro que teriam e entraram de rijo na lavoura de fumo.
Para prova, os italianos e seus filhos e netos são os atuais fumeiros em Rio das Pedras.
Então, são noções de tradição, sem os números exatos que exigiria um trabalho de economia, científico. 
Será curioso se um exame mais aprofundado dos fatos e estatísticas (se existirem, mesmo incompletas), comprovar a nossa hipótese de que o fumo acompanhou também a marcha do café, como uma tentação de ganhar dinheiro fácil e uma consequência: a fixação de elementos que, doutra sorte, seguiriam a viagem da rubiácea.
Neste pensamento está exposto não em hipótese mas em números eloquentes por Sérgio Milliet, quanto ao algodão, à laranja, à industrialização que foi ficando atrás do café, devassador dos sertões.
Seria também para notar que os colonos italianos eram consumidores, e famosos os seus cachimbos.
Isto foi principalmente próximo da Abolição, na zona de Piracicaba.
É desde aí que o pito de barro - com seu longo canudo - cede lugar ao de madeira estandardizado, sem a feição de arte individual do primeiro.
Começaremos, porém, a descrever rapidamente as técnicas observadas atualmente pelos sitiantes de São Miguel Arcanjo, e que representam, lá, um século e, no Brasil, talvez dois ou três, de tradições e "ne varietur".
Em agosto e setembro, após as queimadas e as primeiras chuvas, faz-se a sementeira em canteiros frescos.
Qualquer terra dá fumo; a melhor é a vermelha, contanto que as chuvas ajudem, pois é muito seca. 
Dois meses depois de semeado, faz-se o transplante para as covas.
Preferem terra nova, recém-queimada e roçada; ainda não estão usando o arado, nem mesmo o enxadão para revolvê-la.
As covas de uma mesma fila ou carreira, feitas a enxada, distam quatro palmos uma da outra, e cada fila observa o intervalo de cinco palmos para com as vizinhas.
Para facilitar as limpas e a colheita. 
Dois meses depois do plantio em covas, o fumo atingiu a altura necessária e faz-se a capação, que lá se diz mais, "despontar" e imediatamente é preciso "desolhar".
Despontar é tirar as pontas onde viriam as flores, o que tira a força às folhas; naturalmente, reservando alguns pés para semente.
Desolhar é tirar os olhos ou brotinhos no vão das folhas, os quais os prejudicariam tanto como os "ladrões" a outros vegetais.
Tudo a mão, muito moles os talos.
Um mês depois, completou-se a formação da planta, que amarela ou amadurece.
Faz-se a colheita, mas então, o serviço é apurado, faz-se o pequeno muxirão com os vizinhos oficiais do mesmo ofício, ou pagam-se trabalhadores de jornal, mocinhas, meninos, o que não é lá muito encontradiço.
Num rancho coberto de sapé, faz-se o estaleiro ou prateleira, em volta das paredes e no meio a bolandeira, e espaço para trabalhadores em comum.
As folhas colhidas ficam penduradas nas taquaras, com uma ponta menor firme entre elas e as prateleiras também de bambus, ou melhor, entre duas taquaras, e prateleiras do chão ao teto, para secarem.
Antes de pendurá-las, é preciso "destalar", tirar os talos, à mão.
Toda a família e vizinhos trabalham até tarde da noite.
Esses talos vão imediatamente (ou iam) para o forno do tabaco.
O cambito é uma tábua chata com dois furos nas pontas para receberem dois pauzinhos, um destes com um gancho para prender as folhas.
Com a ajuda dele, formam-se as cordas de fumo, ligando as folhas entre si. Estas cordas, alcançando aí um metro de comprimento são cochadas entre si em três cordas e enroladas na bolandeira. Esta é um pau girando por dois braços exteriores, entre dois esteios. Nele se adapta o pau de fumo.
Os rolos de fumo ficam quarenta dias ao sol, sempre enrolando-os e desenrolando-os todos os dias o fumeiro.
Enrolar de modo que uma camada não coincida na mesma direção da anterior, mas quase em diagonal e com espaço maior para entrar o ar e, assim, curar o fumo e gradear, e isso se faz nesses dias até o enrolamento definitivo.
Cobre-se, então, o rolo com folha de bananeira, palha de milho amarrada em embiras e vai para a cangalha do burro ou o caminhão.
Atualmente, 500 arrobas por ano, outrora mais de 1.000, eis a produção de São Miguel Arcanjo.
Um alqueire de chão corresponde a 30 mil pés, de que um só homem pode cuidar, se tiver ajudantes para a colheita e o fabrico.
A plantação é o fumal; o fumo ponteiro, o melhor, vem das folhas de cima; o fumo baixeiro, o pior, das folhas de baixo, baixeiras.
Vejamos agora o processo em Rio das Pedras.
Quando à sementeira, tudo igual. A transplantação, idem. Mas usam também fazer as carreiras de covas entre os pés de milho pardejando, donde se vê que a sementeira é feita, então, muito mais tarde, em novembro.
Capação, colheita, folhas ponteiras e baixeiras, idem. Distância menor entre as covas e maior entre as filas.
O fumeiro ao desolhar, vê as folhas se não tem bichos. Aliás, já as plantinhas nos canteiros são atacadas pelo pulgão. Nas folhas, a taturana e o mandarová.
Quanto ao fabrico, não há o cambito, cocham-se na perna, na mesa, as folhas, para constituírem as cordas ou tripas.
A bolandeira chama-se grade.
Estas duas diferenças podem provir de tradições paulistas anteriores às técnicas, comprovadamente mineiras de São Miguel Arcanjo.
Diferenças pequenas.
Da grade, saem "cavacos" que, socados em gomos de taquaruçu, e não torcidos, dão o bom fumo "piocuá".
Nos quarenta dias ao sol, o fumo está "melando".
Guarda-se em garrafas esse mel, que é remédio aprovado para uso externo de gente e de gado.
Mel "melado", o fumo azeda.
A gente do centro conhece ainda o fumo jorginho, o jorge grande, o gambá, o orelha de burro.
O goiano vem em caixas e não é torcido, justapõem-se as quatro cordas.
Será bom lembrar que das sequeiras se obtém fumo ruim.
Uma enciclopédia italiana, a LEXICON VALARDI, calcula em cerca de 50 as espécies de gênero NICOTIANA TABACCUM, família das solanáceas, sendo quase todas americanas.
Informou-nos sobre a técnica usada em São Miguel Arcanjo, o revmo. pároco HUMBERTO GHIZZI".

Nenhum comentário:

Postar um comentário