quarta-feira, 13 de novembro de 2013

JOÃO PAULINO DA SILVA E FILHO

João Paulino da Silva, nascido em São Miguel Arcanjo aos 24 de junho de 1862, aqui mesmo faleceu em 12 de março de 1963.
Filho de José Paulino da Silva e Maria Jacinta de Almeida, casou-se duas vezes.
Da primeira vez, contraiu matrimônio com a senhora Amélia, com quem teve os filhos João Paulino da Silva Júnior, Amaro, Augusto, Cota, Deolinda e Benedita. Uma vez viúvo de Amélia, casou-se com Augusta Galvão Silva e tiveram quatro meninas: Maria Aparecida Silva (depois Fogaça), Tereza da Silva (depois Vieira), Eudete da Silva (depois Dias) e Marilena Messias de Moraes. 
Proprietário de um grande armazém na cidade, João Paulino da Silva também comercializava fumo de corda por ele mesmo produzido.
Na política, João Paulino comandou o município durante vários mandatos e deixou seu nome vinculado a uma de suas avenidas.
Primeiro suplente de delegado, pede exoneração em novembro de 1913.
No ano de 1916 fez parte do primeiro diretório do Partido Republicano, em São Miguel Arcanjo, juntamente com João Balduíno Ribeiro (presidente), Tenente Antonio Fogaça de Almeida, Arthur das Chagas Monteiro, Major Juvenal dos Santos Terra, João Borges da Silva, José César de Noronha, Antonio Arantes Galvão e Antonio da Silveira Terra. 
Por sua vez, o filho João Paulino da Silva Filho somente esteve à frente da Prefeitura, em São Miguel Arcanjo, de março a dezembro de 1947. Antes disso, fora nomeado escrivão de polícia, ao tempo do delegado Omar de Andrade Nunes Pereira.

Um comentário:

  1. Bom dia
    Bela matéria parabéns
    Esse senhor tem parentesco com os antigos Paulinos do bairro turvo da lagoa?

    ResponderExcluir