terça-feira, 26 de março de 2013

GENTE DO BAIRRO DO GRAMADÃO.


Leonildo Boaventura Vieira

Leonildo Boaventura Vieira - (1928), filho de José Boaventura Vieira e de Maria Eliziária Vieira.
Nasceu em 5 de agosto de 1928, no bairro do Turvo, Distrito de Gramadinho, Itapetininga, SP.
Irmão de Albertina Vieira Terra ( esposa de Aparício de Oliveira Terra, de São Miguel Arcanjo), Adolfo Vieira, Inês Vieira de Moraes, Alice Vieira de Souza, Oscar Vieira, Maria José Vieira e Nancy Vieira Salles.
Casou-se com Apparecida Ambrósio dos Santos Vieira no dia 21 de setembro de 1.946.
Emerson, Apparecida e Leonildo

Apparecida Ambrósio dos Santos Vieira, filha de Roque Ambrósio dos Santos e de Adolfina Ambrósio, n
asceu em 4 de março de 1929.
Tiveram os filhos:
Gerson Vieira;
Edson Vieira;
Edilson Vieira;
Elizete Vieira Pistille;
Elisabeth Vieira Akim;
Emerson Vieira.

Nota:
- (*) Leonildo Boaventura Vieira informou por ocasião de visita pessoal que a data correta de seu nascimento é o dia 14 de julho de 1928, porém no registro civil consta 5 de agosto de 1928.
A origem do Bairro do Gramadão, segundo Leonildo, em entrevista de 18 de setembro de 2.011:

______Bem, vou contar pra vocês um breve resumo de tudo que aconteceu. 
______Estas terras faziam parte de uma Sesmaria que havia sido comprada pelo meu avô Vicente Calaça que passado tempo passou a ser conhecido por Turvo dos Calaças.
______Quando eu tinha por volta de 13 anos eu estava neste mesmo local, hoje rua Rev. Abílio de Oliveira Junqueira e aqui havia uma raia para cavalos que ia daqui até a Igreja Presbiteriana Independente. Eu estava aqui em frente e ouvi uma Voz que me disse: "Faça uma cidade aqui.". Eu, naquele momento, fiquei sem ação porque não havia ninguém no local, mas, eu ouvi aquela Voz. Na hora não acreditei, e a voz falou de novo.
______Então entendi que era a Voz de DEUS e fiquei com aquilo na cabeça. Muitos anos depois, já casado e com filhos, na década de 70, eu comentei com meu filho mais velho que tinha resolvido fazer uma cidade e ele até duvidou da minha sanidade mental, na época.
______Muitas pessoas achavam uma loucura o que eu estava falando e mesmo contra a vontade de todos resolvi fazer o que Deus havia me dito: fazer uma cidade neste local e então arranjei um ajudante, comprei uma trena de 30 metros e com um monte de pontaletes de pau fui demarcando tudo por aqui, na fé, que isso aqui um dia seria uma cidade.
______Tive enormes dificuldades, mas a aceitação foi enorme e vendi muitos lotes em muito pouco tempo. Pessoas compraram, também pela Fé, confiando que aqui seria um bairro próspero.
______Perdi muito, financeiramente, mas hoje sou um homem feliz por ter cumprido aquilo que aquela Voz me pediu.
______Hoje estou preparado para que Deus cumpra o que tem reservado para mim, não tenho medo da morte. Estou preparado. No entanto, gostaria de ter mais alguns anos de vida para ver este bairro crescer ainda mais.

Fontes:
- Assento de nascimento de Leonildo Boaventura Vieira, Livro A-1, fls. 68 v., sob n. 75.
- Informações obtidas em visita pessoal;
- pesquisas em documentos oficiais.
tudo no site Raízes e Folhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário