domingo, 5 de agosto de 2012

VILA VICENTINA




Com o comparecimento de grande número de pessoas religiosas e precedido da Corporação Musical São miguelense, deu-se no dia 09 de abril de 1.950, em São Miguel Arcanjo, a inauguração da Vila Vicentina, obra especial da Sociedade São Vicente de Paulo local.
Nessa ocasião, houve solene missa campal oficiada pelo padre João Júlio Saavedra, que pronunciou substancioso sermão alusivo ao ato.
A entrega das chaves às primeiras famílias abrigadas foi feita pelo prefeito municipal à época, Nestor Fogaça, tendo usado da palavra  o professor Lauro Orlando de Oliveira, secretário da Conferência Nossa Senhora das Graças que, num improviso feliz e de rara eloquência, fez um relato vivo, exaltando a vida e a obra do imortal Frederico Ozanan, fundador da primeira Conferência Vicentina do mundo.
Ao encerrar as solenidades, fez ainda uso da palavra o estimado vigário padre Francisco Ribeiro.
Com a inauguração da Vila Vicentina, ficou resolvido um dos mais prementes problemas sociais do município, a falta de moradia.
Inúmeras famílias pobres que até então viviam quase no abandono, sem um teto para se abrigarem, foram nomeadas para ali morarem.

Notícia extraída do extinto jornal "Diário de Itapetininga", de 17 de maio de 1.950, cuja direção estava a cargo de Galvão Júnior; este exemplar foi doação de Paulo Manoel Silva Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário